FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PORTUGAL:BREVE ROTEIRO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7934Resumo
O presente artigo consiste numa reflexão sobre a história da formação dos professores de Matemática em Portugal. Intenta-se construir um roteiro do percurso do professor de Matemática, desde a ausência de uma política de formação à profissionalização e massificação da classe docente. Pretende-se, assim, compreender as necessidades e aspectos fundamentais da formação do professor de Matemática ao longo dos tempos.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Luís. Para a História da ciência em Portugal. Lisboa: Horizonte, 1973.
ARAÚJO, Helena Costa. Precocidade e retórica na construção da escola de massas em Portugal. Educação, Sociedade e Culturas, n. 5, 1996.
CARVALHO, Rómulo. História da educação em Portugal. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1986.
COELHO, Adolfo. Os concursos para o Magistério Secundário. Revista de Educação e Ensino, Lisboa, 1890.
CORVO, João Andrade. A Instrução pública: discurso pronunciado nas sessões de 9, 10 e 11 Abril de 1866. Lisboa: Imprensa Nacional, 1866.
COSTA, D. António. História da instrução popular em Portugal. Porto:
[s.n.], 1900.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Estatutos da Universidade de Coimbra. 2.
ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1972. v. 3.
FRANCOEUR, L. B. Curso completo de mathematicas puras. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1838.
FREIRE, F. C. Memoria da faculdade de mathematica. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1872.
LEMOS, Dom Francisco. Relação Geral do estado da Universidade de Coimbra. In: Memórias da Academia Real das Sciencias de Lisboa. Lisboa: Typographia da Academia, 1895.
OLIVEIRA, J. Tiago de. As Matemáticas em Portugal. Da Restauração ao Liberalismo, separata de História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal. Lisboa: Academia de Ciências de Lisboa, 1986. v. 1.
PINTO, Teresa. O Ensino industrial feminino oitocentista. Lisboa: Colibri, 2000.
RIBEIRO, José Silvestre. História dos estabelecimentos scientificos, literários e artísticos de Portugal nos sucessivos reinados da Monarquia. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Sciencias, 1889.
VALENTE, Wagner. Uma História da matemática escolar no Brasil, 17301930. São Paulo, SP: Annablumer, 1999.
Fontes On-line
Universidade de Coimbra. Estudar Matemática em Coimbra. Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/apresenta/mat.html>. Acesso em: 25 jan 2005. http://www.fct.unl.pt/ensino/licenciatura/matematica http://info.fc.up.pt/pe/index.html
Fontes primárias
Alvará de 19 de Abril de 1759.
Alvará de 29 de Julho de 1803.
Alvará de 9 de Fevereiro de 1803.
Carta de Lei de 1 de Abril de 1796
Carta de Lei de 1 de Abril de 1796.
Carta de Lei de 14 de Dezembro de 1782.
Carta de Lei de 30 de Agosto de 1770.
Carta de Lei de 5 de Agosto de 1779.
Carta de Lei de 7 de Março de 1761.
Decreto de 11/11/1918
Decreto de 13 de Janeiro de 1837.
Decreto de 10 de Janeiro de 1851
Decreto de 14 de Dezembro de 1852
Decreto de 17/11/1914 Decreto de 26 de Julho de 1822.
Decreto de 31 de Março de 1821.
Decreto de 14 de Agosto de 1895
Decretos de 4 e 5 de Dezembro de 1901
Decreto de 31/01/1906
Portaria de 23 de Agosto de 1861 Resolução Régia de 3 de Novembro de 1825 Resolução Régia de 6 de Junho de 1798.
Resolução Régia de 8 de Janeiro de 1800.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.