NOTAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ELO ENTRE PESQUISA E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7922Resumo
Este trabalho apresenta a Revista “Notas de Matemática e Física”, publicada entre 1953 e 1954, nas dependências da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. A revista fora produzida por alunos iniciantes do Departamento de Matemática e Física desta Instituição, os quais tinham como objetivo discutir temas que viessem a contribuir para a atualização dos conhecimentos nessas áreas, tanto para os alunos ingressantes no curso superior quanto para professores e alunos do curso secundário. Durante o trabalho de organização do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio – o APUA, encontramos, dentre a massa de documentos doados, um dos fascículos dessa revista contendo um artigo do professor D’Ambrosio quando ainda estudante do Curso de Matemática. Tal achado incitou-nos a investigar a vida dessa revista, apoiando-nos especialmente em Catani (1996), partindo do pressuposto que revistas pedagógicas e científicas são fontes importantes para as pesquisas que o grupo vem realizando sobre a história da educação matemática brasileira.Downloads
Referências
BUNGE, Mário. Filosofia da Física, 1997. Disponível em: . Acessado em: 05 jan 05.
CATANI, Denice B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.
CHAGAS, V. Educação Brasileira: o ensino de 1º e 2º graus: antes, agora e depois? 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 1980.
D’AMBROSIO. Ubiratan. São Paulo, SP: jul, 2003. Entrevista concedida a Aparecida Rodrigues Silva Duarte.
______. Da produção à difusão do conhecimento matemático. In: ENCONTRO
LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DE MATEMÁTICA. 3., 2000. Anais... Coimbra, Disponível em: <http://vello.sites.uol.com.br/coimbra.htm>. Acesso em: 20 jun. 2003.
______. EtnoMatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DIAS, André Luis M. Omar Catunda: alguns aspectos de sua trajetória e da suas concepções científicas e educacionais. História & Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 38-48, jan./jun. 2001.
______. A revista brasileira de mathematica 1929-1932. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4., 2001. Natal. Anais... Natal: UFRN. 2001. p. 68-77.
FRIEDELMEYER, Jean- Pierre. La création des premières revues de
Mathématiques et la distinction Mathématiques pures, Mathématiques appliquées. Actes de la 6ª Université d’Été interdisciplinaire sur l’historie des mathématiques. Contribuition à une approche historique de l’enseignemant des mathématiques. Université de Franche-Comté. Besançon: IREM. 1995, p. 214236.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
INAUGURAÇÃO DO ANFITEATRO LUIZ HENRIQUE JACY MONTEIRO. Produção da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, 1993.
Videocassete, (90 min): VHS, son., color.
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. Notas de Matemática e Física 1953-1954. São Paulo, SP: FFLCH/USP. 1954.
PROCHASSON, C. Arquivos privados e renovação das práticas historiográficas.
Tradução de Dora Rocha. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21, p. 105109, 1998.
SILVA, Clovis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo, SP: Edgar Blücher, 2003.
VALENTE, W. R. (Coord.). Estudos sobre história da educação matemática no Brasil, 1950 – 2000. São Paulo, SP: CNPq. 2003.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marilena Pinto; VILELA, Rita Amélia. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.