O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL:DISCURSO E PODER FRENTE AO PLURALISMO RELIGIOSO

Autores

  • Sylvio Fausto Gil Filho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7970

Resumo

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidenciase na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

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Publicado

2005-07-17

Como Citar

Gil Filho, S. F. (2005). O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL:DISCURSO E PODER FRENTE AO PLURALISMO RELIGIOSO. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 121–145. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7970

Edição

Seção

Dossiê