O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL:DISCURSO E PODER FRENTE AO PLURALISMO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7970Resumen
O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidenciase na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.Descargas
Citas
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1985.
AQUINO, T. de. Suma teológica vol. São Paulo, SP: Loyola, 2002. v. 2.
ASSOCIAÇÃO INTERCONFESSIONAL DE EDUCAÇÃO. Ofício 015/98. Curitiba, 1998.
______. Proposta Curricular para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas Estaduais, Municipais e Particulares no Estado do Paraná. Curitiba: [s. n.], 2000.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora UNICAMP. 1998.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lex: UFPR/PROGRAD. Curitiba, 1997
BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 1998.
CONFERÊNCIA Nacional dos Bispos do Brasil. Testemunhar a fé viva em pureza e unidade. São Paulo, SP: Paulinas, 1999.
______. Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil de 19831986. São Paulo, SP: Paulinas, 1999.
______. Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil de 19871990. São Paulo, SP: Paulinas, 1999.
COMUNIDADE Baháí Do Brasil. Ensino religioso nas escolas. Brasília, DF: Bahá´í do Brasil, 1996.
CONFÚCIO. Diálogos de Confúcio. Tradução de A. S. Ferreira. São Paulo, SP: IBRASA. 1983.
DUPUIS, J. Rumo a uma teologia cristã do pluralismo religioso. São Paulo, SP: Paulinas, 1999.
DIEL, P. F. A paróquia no Brasil na restauração católica durante a Primeira República. In: LONDOÑO. F. T. (Org.). Paróquia e comunidade no Brasil perspectiva histórica. São Paulo, SP: Paulus, 1997.
FORUM Permanente Do Ensino Religioso. Carta de Princípios. Florianópolis: [s.n.],1995.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. Tradução de R. Fiker. São Paulo, SP: Editora UNESP. 1990.
GIL FILHO, S. F. Espaço de representação e territorialidade do sagrado: notas para uma teoria do fato religioso. Ra’e Ga o espaço geográfico em análise, Curitiba, v. 3 n. 3, p 91-120, 1999.
______. Fides et ratio: notas para uma crítica ao discurso religioso In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 8., Curitiba, 2002. Anais... Curitiba: ANPUH. 2002.
MARCHI, E. O mito do Brasil católico: Dom Sebastião Leme e os contrapontos de um discurso. História Questões e Debates, Curitiba, v. 15, n. 28, 1998.
OTTO, R. O sagrado. Lisboa: Edições 70, 1992.
PANIKKAR, R. Intra-religious dialogue. New York: Paulist, 1999.
SHOGHI EFFENDI. O dia prometido chegou. Moji Mirim: Bahá’í do Brasil, 1998.
SÍNODO PARANAPANEMA. Moção à Assembléia da ASSINTEC 10 de maio de 1999. Curitiba: ASSINTEC. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.