v. 24 n. 82 (2024): Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos

Publicado: 2024-09-12

Apresentação

  • Editoração de periódicos científicos em educação tópicos contemporâneos

    Carlo Schmidt, Jefferson Mainardes, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AP01

Dossiê

  • Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmico

    Josélia Schwanka Salomé, Eduardo Fofonca
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS01
  • Ética na editoração de periódicos científicos reflexões sobre a formação de acadêmicos

    Terezinha Oliveira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Maria Terezinha Bellanda Galuch
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS02
  • Balanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica

    Olivia Medeiros Neta , Rosimeri de Oliveira Dias, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS03
  • Desafios no combate ao plágio na comunidade científica perspectivas de experiências editoriais

    Thiago Beirigo Lopes, Dailson Evangelista Costa, Luis Andrés Castillo Bracho, Raylson dos Santos Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS04
  • O campo editorial e os desafios contemporâneos devaneios sobre a Ciência Aberta

    Erika Simone de Almeida Carlos Dias, Jos´´e Rubens Lima Jardilino
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS05
  • Aderência à ciência aberta pelos periódicos da área de educação analise a partir do catálogo da FEPAE/ANPED

    Luiz Fernando Correia de Almeida, Fabiane Maia Garcia, David Goes Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS06
  • Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil caracterização, avaliação e desafios

    Décio Gatti Júnior, Filomena Maria de Arruda Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS07
  • Aportes empíricos, científicos e tecnológicos à editoração de uma revista científica de Educação

    Marta Maria de Araújo, Cynara Teixeira Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08
  • A pesquisa atrelada à prática o caso da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

    Erika Ferreira Floriano, Maria Sílvia Bacila
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS09
  • Da teoria às boas práticas editoriais a experiência da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP

    Gildenir Carolino Santos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo dos Santos Filho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS10

Artigos

  • A formação inicial na licenciatura em educação do campo dirigida para formação humana

    Luiz Jesus Santos Bonfim, Eliana Alencar Marques
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO01
  • A Aprendizagem docente em contextos emergentes professores iniciantes da saúde

    Juliana Spolaor Warth, Doris Pires Vargas Bolzan
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02
  • A educação contemporânea sob a perspectiva do neotecnicismo desafios, ideologias e políticas educacionais

    Mauricio dos Reis Brasão
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO03
  • Gamificação e conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos

    Valéria Becher Trentin, Luciano Trentin
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO04
  • Resolução de problemas no ensino de Química uma revisão integrativa

    Natany Assai, Everton Bedin
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05
  • Formação docente e o desafio da indução contribuições de uma pesquisa-formação

    Giseli Barreto da Cruz, Fernanda Lahtermaher
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO06
  • Acolhida e inclusão língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma narrativa escolar

    Jeruza Santos Nobre, Cláudia Rodrigues de Freitas, Ricardo Burg Ceccim
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO07
  • Educação a distância e identidade profissional docente tendências e possibilidades

    Hebert Rogério do Nascimento Coutinho, Antonia Dalva França Carvalho, Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO08
  • Perspectivas teóricas da formação continuada no Atendimento Educacional Especializado um estudo em teses e dissertações

    Thiago Falcão Solon, Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Giovana Maria Belém Falcão
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO09
  • Formação de professores em perspectiva colaborativa Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros

    Monica dos Santos Toledo, Monica Vasconcellos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10
  • A conquista da autonomia universitária plena desafios para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade nas IEES do Paraná (1990-2021)

    Marcelo Soncini Rodrigues, Mario Luiz Neves de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO11
  • Desigualdades de oportunidades educacionais uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo

    Denilson Junio Marques Soares, Wagner dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO12
  • Rankings acadêmicos na educação superior brasileira a trajetória do Guia do Estudante (1986-2018)

    Henrique da Silva Lourenço, Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO13
  • Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior

    Zena Eisenberg, Leandro S. Almeida
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO14