v. 24 n. 82 (2024): Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos

Publicado: 2024-09-12

Apresentação

  • Editoração de periódicos científicos em educação tópicos contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AP01
    Carlo Schmidt, Jefferson Mainardes, Alboni Dudeque Pianovski Vieira

Dossiê

  • Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS01
    Josélia Schwanka Salomé, Eduardo Fofonca
  • Ética na editoração de periódicos científicos reflexões sobre a formação de acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS02
    Terezinha Oliveira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Maria Terezinha Bellanda Galuch
  • Balanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS03
    Olivia Medeiros Neta , Rosimeri de Oliveira Dias, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
  • Desafios no combate ao plágio na comunidade científica perspectivas de experiências editoriais

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS04
    Thiago Beirigo Lopes, Dailson Evangelista Costa, Luis Andrés Castillo Bracho, Raylson dos Santos Carneiro
  • O campo editorial e os desafios contemporâneos devaneios sobre a Ciência Aberta

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS05
    Erika Simone de Almeida Carlos Dias, Jos´´e Rubens Lima Jardilino
  • Aderência à ciência aberta pelos periódicos da área de educação analise a partir do catálogo da FEPAE/ANPED

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS06
    Luiz Fernando Correia de Almeida, Fabiane Maia Garcia, David Goes Ferreira
  • Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil caracterização, avaliação e desafios

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS07
    Décio Gatti Júnior, Filomena Maria de Arruda Monteiro
  • Aportes empíricos, científicos e tecnológicos à editoração de uma revista científica de Educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08
    Marta Maria de Araújo, Cynara Teixeira Ribeiro
  • A pesquisa atrelada à prática o caso da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS09
    Erika Ferreira Floriano, Maria Sílvia Bacila
  • Da teoria às boas práticas editoriais a experiência da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS10
    Gildenir Carolino Santos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo dos Santos Filho

Artigos

  • A formação inicial na licenciatura em educação do campo dirigida para formação humana

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO01
    Luiz Jesus Santos Bonfim, Eliana Alencar Marques
  • A Aprendizagem docente em contextos emergentes professores iniciantes da saúde

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02
    Juliana Spolaor Warth, Doris Pires Vargas Bolzan
  • A educação contemporânea sob a perspectiva do neotecnicismo desafios, ideologias e políticas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO03
    Mauricio dos Reis Brasão
  • Gamificação e conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO04
    Valéria Becher Trentin, Luciano Trentin
  • Resolução de problemas no ensino de Química uma revisão integrativa

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05
    Natany Assai, Everton Bedin
  • Formação docente e o desafio da indução contribuições de uma pesquisa-formação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO06
    Giseli Barreto da Cruz, Fernanda Lahtermaher
  • Acolhida e inclusão língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma narrativa escolar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO07
    Jeruza Santos Nobre, Cláudia Rodrigues de Freitas, Ricardo Burg Ceccim
  • Educação a distância e identidade profissional docente tendências e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO08
    Hebert Rogério do Nascimento Coutinho, Antonia Dalva França Carvalho, Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
  • Perspectivas teóricas da formação continuada no Atendimento Educacional Especializado um estudo em teses e dissertações

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO09
    Thiago Falcão Solon, Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Giovana Maria Belém Falcão
  • Formação de professores em perspectiva colaborativa Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10
    Monica dos Santos Toledo, Monica Vasconcellos
  • A conquista da autonomia universitária plena desafios para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade nas IEES do Paraná (1990-2021)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO11
    Marcelo Soncini Rodrigues, Mario Luiz Neves de Azevedo
  • Desigualdades de oportunidades educacionais uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO12
    Denilson Junio Marques Soares, Wagner dos Santos
  • Rankings acadêmicos na educação superior brasileira a trajetória do Guia do Estudante (1986-2018)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO13
    Henrique da Silva Lourenço, Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil
  • Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO14
    Zena Eisenberg, Leandro S. Almeida