Aportes empíricos, científicos e tecnológicos à editoração de uma revista científica de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08

Resumo

Tendo em vista o dossiê apresentado por um grupo de pesquisadores intitulado Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos, propusemo-nos refletir acerca da produção da gestão editorial de um periódico de educação específico para reconstituir pelo crivo do corpus da pesquisa, que combina as matérias dos editoriais da Revista com pesquisas quantitativas, as interdependências notórias e subjacentes e as variações das mudanças dessa produção no período de 2007 a 2023. Metodologicamente, o trabalho de cunho histórico assenta-se no entendimento da dimensão temporal de Elias (1994), especialmente por sua concepção da capacidade humana de relacionar sequências diferentes de mudanças, uma delas servindo de escala de referência para as outras. Em termos de conclusão, o corpus da pesquisa revela que a produção da gestão editorial é logicamente correlata às sequências das variações das mudanças qualitativas e quantitativas, que constituem alicerces para as suas interpendências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pósdoutorado em História das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados
da Universidade de São Paulo (2002). É doutora em  Fundamentos da Educação e Didática (USP, 1995), mestra em Planejamento (UFRGS, 1986) e graduada em Pedagogia (UFRN, 1979). É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica Mestrado, e Doutorado e Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Editora responsável pela Revista Educação em Questão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Educacionais (UFRN-CNPq), integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFARUFRN- CNPq) e líder do Grupo Pesquisa Educação de Mulheres no Brasil – séculos XIX e XX. Publica trabalhos resultantes de pesquisas científicas que analisam as políticas públicas federais e estaduais de educação escolar primária e de  livros escolares, além da educação secundária e universitária e seus educadores no Rio Grande do Norte e no Brasil, séculos XIX e XX, bem como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA); mestra em Psicologia Social (PUC/SP) e graduada em Psicologia (UFRN). Atua em cursos de formação de professores, com ênfase em investigações acerca da formação docente, da saúde mental e da dimensão subjetiva na educação, e de temáticas contemporâneas. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de ter sido colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma. Integra o GT Psicanálise, política e clínica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Foi Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFRN (Edital 2014-2018), já tendo desempenhado a mesma função no PIBID/UFERSA (2011-2013). Atualmente ocupa o cargo Diretora do Centro de Educação da UFRN.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Araújo, M. M. de, & Ribeiro, C. T. (2024). Aportes empíricos, científicos e tecnológicos à editoração de uma revista científica de Educação. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08