Aportaciones empíricas, científicas y tecnológicas a la edición de una revista científica educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08

Resumen

A la vista del dossier presentado por un grupo de investigadores titulado Edición de revistas científicas en Educación: temas contemporáneos, nos propusimos reflexionar sobre la producción de la dirección editorial de una revista específica de educación para reconstituir a través del tamiz del corpus de investigación, que combina los artículos de las editoriales de la Revista con las investigaciones cuantitativas, las interdependencias notorias y subyacentes y las variaciones en los cambios de esta producción en el período de 2007 a 2023. Metodológicamente, el trabajo histórico se basa en la comprensión de Elias (1994) de la dimensión temporal, especialmente en su concepción de la capacidad humana de relacionar diferentes secuencias de cambios, una de las cuales sirve de escala de referencia para las demás. En conclusión, el corpus de la investigación revela que la producción de la gestión editorial está lógicamente correlacionada con las secuencias de variaciones de los cambios cualitativos y cuantitativos, que constituyen los fundamentos de su interdependencia.

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Biografía del autor/a

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pósdoutorado em História das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados
da Universidade de São Paulo (2002). É doutora em  Fundamentos da Educação e Didática (USP, 1995), mestra em Planejamento (UFRGS, 1986) e graduada em Pedagogia (UFRN, 1979). É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica Mestrado, e Doutorado e Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Editora responsável pela Revista Educação em Questão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Educacionais (UFRN-CNPq), integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFARUFRN- CNPq) e líder do Grupo Pesquisa Educação de Mulheres no Brasil – séculos XIX e XX. Publica trabalhos resultantes de pesquisas científicas que analisam as políticas públicas federais e estaduais de educação escolar primária e de  livros escolares, além da educação secundária e universitária e seus educadores no Rio Grande do Norte e no Brasil, séculos XIX e XX, bem como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA); mestra em Psicologia Social (PUC/SP) e graduada em Psicologia (UFRN). Atua em cursos de formação de professores, com ênfase em investigações acerca da formação docente, da saúde mental e da dimensão subjetiva na educação, e de temáticas contemporâneas. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de ter sido colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma. Integra o GT Psicanálise, política e clínica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Foi Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFRN (Edital 2014-2018), já tendo desempenhado a mesma função no PIBID/UFERSA (2011-2013). Atualmente ocupa o cargo Diretora do Centro de Educação da UFRN.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Araújo, M. M. de, & Ribeiro, C. T. (2024). Aportaciones empíricas, científicas y tecnológicas a la edición de una revista científica educativa. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS08