Perspectivas teóricas da formação continuada no Atendimento Educacional Especializado
um estudo em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO09Resumo
Este artigo tem por objetivo conhecer as perspectivas teóricas presentes em propostas de formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com suporte na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e numa abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como Estado da Arte e tomou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como base de dados. O mapeamento resultou em sete dissertações analisadas a partir das seguintes categorias: conhecimentos de professores do AEE sobre as perspectivas teóricas da formação continuada; reverberações das perspectivas teóricas e da formação continuada para o professor do AEE; e relação entre as perspectivas teóricas da formação continuada e a atuação com estudantes com deficiência. A análise de conteúdo expressou que, embora existam reconhecidos avanços provenientes da perspectiva da educação inclusiva, a confluência entre diferentes abordagens teóricas é premente na formação continuada para o AEE, buscando atender aos objetivos e ideais desse paradigma de ensino. Com isso, o ecletismo de teorias torna os professores do AEE profissionais genéricos que são adaptados e formatados para responder a um determinado fim, sem embasamentos teóricos claros sobre sua atuação docente. Portanto, urge pensar numa formação coletiva e transformadora, na qual os sentidos produzidos pelos professores os ajudem a superar, de forma crítica, as contradições que envolvem a sua atuação e formação.
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