Balanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS03

Resumo

Este artigo coloca em análise os Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) com o objetivo de explicitar a recente trajetória deste Congresso que, em 2024, realiza a sua quarta edição. Eles acontecem como eventos do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) organizado em parceria com a Revista Brasileira de Educação (RBE). Para tanto, uma pesquisa exploratória foi realizada visibilizando o que temos feito nos congressos, suas discussões e contribuições para o presente da editoração de periódicos no Brasil. Foi historicizado nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação as programações com seus temas, minicursos, eixos temáticos e demais atividades realizadas. Bem como, suas contribuições, redes de apoio, as condições e possibilidades das práticas de publicação e editoração científica na área da educação. É possível dizer que o CONEPEd vem se constituindo como uma possibilidade efetiva de produção de uma rede colaborativa entre editores de periódicos da educação vinculados ao FEPAE/ANPED, assim como espaço de discussão política sobre editoria científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivia Medeiros Neta , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo o cargo de Pró-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). É professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais; Grupo de Pesquisa Oficinas de formação Inventiva de Professores/CNPq; Coordenadora do FEPAE/ANPED; Editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar; Procientista UERJ; FAPERJ.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Forpred Nacional/Anped. Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC. Bolsista do CNPq-Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Medeiros Neta , O., de Oliveira Dias, R., & Imbiriba Sousa Colares, M. L. (2024). Balanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS03