Resolução de problemas no ensino de Química

uma revisão integrativa

Autores

  • Natany Assai Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05

Resumo

Esse estudo propõe uma revisão de literatura integrativa acerca da Resolução de Problemas (RP) no ensino da química ao nível fundamental e médio. Para tanto, empregou-se a metodologia Revisão Sistemática Integrativa, dividindo-se em 6 passos, utilizando como campo de busca o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Banco Digital de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciaram, além da pequena quantidade de trabalhos, que os referenciais teóricos adotados estão pautados em uma vertente construtivista, e a tipologia de problemas está referenciada em Lopes, Laudan e Pozo. Há uma predominância de produções nas regiões nordeste e sul acerca da metodologia RP, e uma variedade de estratégias didáticas utilizadas para abordar os problemas. A partir da Análise de Conteúdo, as categorias C1 e C2 evidenciam a necessidade de refletir sobre as habilidades requeridas e intencionadas para resolver os problemas, enquanto metodologia ativa. Defende-se nesse estudo problemas que possibilitem a aquisição de tomada de decisão, sendo evidente que a RP desenvolva habilidades, protagonismo e criatividade dos alunos, com grande potencial a ser explorado no ensino e aprendizado da química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)

Referências

ALMEIDA, P. S. G. Ensino de química a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas: a temática do leite materno para a promoção da alfabetização científica. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2019.

ARAUJO, V. M. da S. Resolução de problemas na abordagem do conteúdo reações Químicas articulado à temática conversão catalítica. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATINGA, V. T. S.; TEIXEIRA, F. M. A abordagem da resolução de problemas por uma professora de química: análise de um problema sobre a combustão do álcool envolvendo o conteúdo de estequiometria. RBECT, Ponta Grossa, v.1, n.1, p.24-52, 2014.

BEDIN, E. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 101-115, 2019.

BRISOLA, F. E. Atividades de raciocínio lógico para a aprendizagem significativa em ciências. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.

BORGES, P. B. P. Experimentação articulada à resolução de problemas: contribuições nos processos de ensino e aprendizagem em química. 2022. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

COSTA, L. F. S. P. da. Separação de misturas no ensino fundamental: mapas conceituais e resolução de problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.79, p.257-272, 2002.

FREIRE, M. S.; SILVA JÚNIOR, G. A. da; SILVA, M. G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, Canoas, v.13, n.1, p. 106–120, 2011.

GIL-PEREZ, D.; MARTINEZ TORREGROSA, J. A model for problem-solving in accordance with scientific methodology. European Journal of Science Education, v.5, n.4, p.447-455, 1983.

LAUDAN, L. O Progresso e seus Problemas: rumo a uma Teoria do Crescimento Científico. Tradução de Roberto Leal Ferreira; São Paulo: UNESP, 2010.

LIMA, F. S. C. de; ARENAS, L. T.; PASSOS, C. G. A metodologia de resolução de problemas: uma experiência para o estudo das ligações químicas. Quimíca Nova, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 468-475, 2018.

LOPES. J. B. Resolução de problemas em física e química: modelo para estratégias de ensino-aprendizagem. Lisboa: Texto, 1994.

MEDEIROS, D. R. Resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino de química. 147 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MOROSI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

POZO, J.I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

PROBLEMA. In: MICHAELIS, Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br . Acesso em: 28/09/2023.

RIBEIRO, D. C. A.; PASSOS, C. M.; SALGADO, T. D. M. A metodologia de resolução de problemas no ensino de ciências: as características de um problema eficaz. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p.1-21, 2020.

SANTOS, R. J. Resolução de problemas na construção de conhecimentos articulados à temática galvanoplastia. 136 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

SILVA, A. P. P. N. da; SOUZA; R.T. de; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 43, n. 3, e37452, 2020.

SILVA, K. M. E. da. A Cultura maker e a resolução de problemas no Ensino de Ciências: análise de uma vivência formativa no curso. 266 f. 2022. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências, Recife, 2023.

SILVA, E. T. da S. Resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa. 60 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

SOUSA, P. M. M. de. A experimentação aliada à resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da Cidade de Boa Vista/RR. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2019.

VAMVAKEROS, X.; PAVLATOU, E. A.; SPYRELLIS, N. Survey Exploring Views of Scientists on Current Trends in Chemistry Education. Science & Education, v.19, p.119-145, 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Assai, N., & Bedin, E. (2024). Resolução de problemas no ensino de Química: uma revisão integrativa. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05