Resolução de problemas no ensino de Química

uma revisão integrativa

Autores/as

  • Natany Assai Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05

Resumen

Esse estudo propõe uma revisão de literatura integrativa acerca da Resolução de Problemas (RP) no ensino da química ao nível fundamental e médio. Para tanto, empregou-se a metodologia Revisão Sistemática Integrativa, dividindo-se em 6 passos, utilizando como campo de busca o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Banco Digital de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciaram, além da pequena quantidade de trabalhos, que os referenciais teóricos adotados estão pautados em uma vertente construtivista, e a tipologia de problemas está referenciada em Lopes, Laudan e Pozo. Há uma predominância de produções nas regiões nordeste e sul acerca da metodologia RP, e uma variedade de estratégias didáticas utilizadas para abordar os problemas. A partir da Análise de Conteúdo, as categorias C1 e C2 evidenciam a necessidade de refletir sobre as habilidades requeridas e intencionadas para resolver os problemas, enquanto metodologia ativa. Defende-se nesse estudo problemas que possibilitem a aquisição de tomada de decisão, sendo evidente que a RP desenvolva habilidades, protagonismo e criatividade dos alunos, com grande potencial a ser explorado no ensino e aprendizado da química.

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Biografía del autor/a

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)

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Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Assai, N., & Bedin, E. (2024). Resolução de problemas no ensino de Química: uma revisão integrativa. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO05