Gamificação e conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO04Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge com o desafio de atender jovens e adultos em suas trajetórias humanas. Portanto, a finalidade dessa modalidade, não pode ser somente a de suprir carências de escolarização, devendo também garantir direitos específicos. No conjunto desses sujeitos, encontram-se jovens e adultos que buscam, no acesso à educação, meios para dar continuidade ao seu desenvolvimento humano e social. Sendo assim, podemos destacar que esta modalidade de ensino se insere no cenário educacional brasileiro com questões específicas no que se refere às práticas pedagógicas. Considerando a necessidade de práticas pedagógicas que abarquem a compreensão das relações e das condições sociais dos jovens e adultos, no presente artigo, traz-se para o debate a gamificação e a aprendizagem dos conceitos matemáticos nesta modalidade de ensino. Em termos metodológicos, empregaram-se os referenciais da pesquisa qualitativa, utilizando a observação para coleta de dados. A pesquisa teve como sujeitos uma professora e seus respectivos alunos da turma de Nivelamento 1º Segmento, de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizado em um município do estado de Santa Catarina. Constatou-se que a aprendizagem baseada na gamificação favorece o desenvolvimento de competências cada vez mais importantes e necessárias para o século XXI, como a resolução de problemas, a literacia digital e o pensamento crítico e a colaboração entre pares.
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