Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil

caracterização, avaliação e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS07

Resumo

Trata-se de investigação que teve como objeto o conjunto de periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil que estão cadastrados na coordenação regional Centro-Oeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, somam 27 periódicos que estão localizados em Brasília/DF, em Goiás, no Triângulo Mineiro (MG), no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Partiu-se das ideias de Araújo; Brzezinski (2006) e de Weiss (2009), bem como de documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Carlos Chagas (FCC). A análise contemplou a caracterização dos periódicos, em termos de localização, época de criação, editoria, periocidade, temáti-cas, indexadores e avaliação no âmbito do Qualis Periódicos. Em seguida, abordou-se os desafios postos atualmente para os periódicos em Educação da região Centro-Oeste, destacadamente, a modernização e a profissionalização e o alcance de indexadores mais robustos. Concluiu-se que houve crescimento da quantidade e aperfeiçoamento da quali-dade dos periódicos da região Centro-Oeste e pontuou-se sobre a necessidade de enfrentar e de superar os desafios atuais em busca da continuidade do incremento da qualidade dos periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Titular de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Vice-coordenador da região Centro-Oeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE).

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Gatti Júnior, D., & Monteiro, F. M. de A. (2024). Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil: caracterização, avaliação e desafios. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS07