Formação de professores em perspectiva colaborativa

Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10

Resumo

O artigo apresenta uma investigação sobre a perspectiva colaborativa na formação de professores a partir de um levantamento realizado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP-CNPq), com vistas a localizar grupos de pesquisa brasileiros, no campo da Educação, que se apresentam como coletivos organizados pela perspectiva colaborativa. Para a discussão, mobilizamos os conceitos de formação de professores, colaboração e relações entre universidade e escola básica. Os movimentos desta pesquisa nos permitiram mapear a presença crescente de grupos nas cinco regiões brasileiras e identificar características que constituem o perfil daqueles que se apresentam como colaborativos no país, bem como analisar e discutir alguns sentidos de colaboração que expressam: 1) Colaboração como metodologia de pesquisa; 2) Colaboração como dinâmica de trabalho do grupo; 3) Colaboração como relação de parceria com a escola básica; 4) Colaboração como metodologia de formação de professores. Sem o intuito de esgotar a temática, buscamos, por meio dos resultados e das discussões empreendidas, contribuir para a expansão e aprofundamento das discussões sobre os grupos de pesquisa em perspectiva colaborativa no Brasil, bem como incitar investigações neste campo que, nos últimos anos, têm se ampliado e suscitado elementos importantes para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica dos Santos Toledo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Especialista(Lato Sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Atuou como formadora Estadual do PNAIC Rio de Janeiro - Programa Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFRJ (2017-2018) e como professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2012-2015). Também tem experiências na gestão escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF (2019-atual) e como Orientadora Pedagógica em escolas da rede municipal de Maricá (2012-2016) e São Gonçalo (2011-2012). Atuou ainda, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Niterói (2009-2010) e como professora da Educação Especial/Inclusiva no município de Maricá (2007-2012). Áreas de interesse: Formação de professores; Didática e práticas pedagógicas na Educação Básica; Inclusão em Educação.

Monica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 04/2020 e 04/2022 e Professora Associada IV da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF, cuja coordenação assumiu entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, é um dos membros desse Núcleo e integra a Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo estudam, produzem material didático, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ, além de realizarem pesquisas relacionadas aos temas mencionados.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Toledo, M. dos S., & Vasconcellos, M. (2024). Formação de professores em perspectiva colaborativa: Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10