Teacher education from a Collaborative Perspective

An Investigation on Brazilian Research Groups

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10

Abstract

The article presents an investigation on the collaborative perspective in teacher education based on a survey conducted in the CNPq Research Groups Directory (DGP-CNPq), aiming to locate Brazilian research groups in the field of Education that present themselves as collectives organized by the collaborative perspective. For the discussion, we mobilize the concepts of teacher education, collaboration, and the relationship between university and basic school. The movements of this research allowed us to map the growing presence of groups in the five Brazilian regions and identify characteristics that constitute the profile of those that present themselves as collaborative in the country, as well as to analyze and discuss some senses of collaboration they express: 1) Collaboration as a research methodology; 2) Collaboration as the group's work dynamics; 3) Collaboration as a partnership relationship with the basic school; 4) Collaboration as a teacher education methodology. Without aiming to exhaust the theme, we seek, through the results and discussions undertaken, to contribute to the expansion and deepening of discussions about research groups in collaborative perspective in Brazil, as well as to incite investigations in this field that, in recent years, have expanded and raised important elements for teacher education.

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Author Biographies

Monica dos Santos Toledo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Especialista(Lato Sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Atuou como formadora Estadual do PNAIC Rio de Janeiro - Programa Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFRJ (2017-2018) e como professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2012-2015). Também tem experiências na gestão escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF (2019-atual) e como Orientadora Pedagógica em escolas da rede municipal de Maricá (2012-2016) e São Gonçalo (2011-2012). Atuou ainda, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Niterói (2009-2010) e como professora da Educação Especial/Inclusiva no município de Maricá (2007-2012). Áreas de interesse: Formação de professores; Didática e práticas pedagógicas na Educação Básica; Inclusão em Educação.

Monica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 04/2020 e 04/2022 e Professora Associada IV da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF, cuja coordenação assumiu entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, é um dos membros desse Núcleo e integra a Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo estudam, produzem material didático, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ, além de realizarem pesquisas relacionadas aos temas mencionados.

Published

2024-09-12

How to Cite

Toledo, M. dos S., & Vasconcellos, M. (2024). Teacher education from a Collaborative Perspective: An Investigation on Brazilian Research Groups. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10