Formação de professores em perspectiva colaborativa

Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10

Résumé

O artigo apresenta uma investigação sobre a perspectiva colaborativa na formação de professores a partir de um levantamento realizado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP-CNPq), com vistas a localizar grupos de pesquisa brasileiros, no campo da Educação, que se apresentam como coletivos organizados pela perspectiva colaborativa. Para a discussão, mobilizamos os conceitos de formação de professores, colaboração e relações entre universidade e escola básica. Os movimentos desta pesquisa nos permitiram mapear a presença crescente de grupos nas cinco regiões brasileiras e identificar características que constituem o perfil daqueles que se apresentam como colaborativos no país, bem como analisar e discutir alguns sentidos de colaboração que expressam: 1) Colaboração como metodologia de pesquisa; 2) Colaboração como dinâmica de trabalho do grupo; 3) Colaboração como relação de parceria com a escola básica; 4) Colaboração como metodologia de formação de professores. Sem o intuito de esgotar a temática, buscamos, por meio dos resultados e das discussões empreendidas, contribuir para a expansão e aprofundamento das discussões sobre os grupos de pesquisa em perspectiva colaborativa no Brasil, bem como incitar investigações neste campo que, nos últimos anos, têm se ampliado e suscitado elementos importantes para a formação de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Monica dos Santos Toledo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Especialista(Lato Sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Atuou como formadora Estadual do PNAIC Rio de Janeiro - Programa Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFRJ (2017-2018) e como professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2012-2015). Também tem experiências na gestão escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF (2019-atual) e como Orientadora Pedagógica em escolas da rede municipal de Maricá (2012-2016) e São Gonçalo (2011-2012). Atuou ainda, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Niterói (2009-2010) e como professora da Educação Especial/Inclusiva no município de Maricá (2007-2012). Áreas de interesse: Formação de professores; Didática e práticas pedagógicas na Educação Básica; Inclusão em Educação.

Monica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 04/2020 e 04/2022 e Professora Associada IV da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF, cuja coordenação assumiu entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, é um dos membros desse Núcleo e integra a Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo estudam, produzem material didático, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ, além de realizarem pesquisas relacionadas aos temas mencionados.

Téléchargements

Publiée

2024-09-12

Comment citer

Toledo, M. dos S., & Vasconcellos, M. (2024). Formação de professores em perspectiva colaborativa: Uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10