Formación de profesores en perspectiva colaborativa

Una investigación sobre grupos de investigación brasileños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10

Resumen

El artículo presenta una investigación sobre la perspectiva colaborativa en la formación docente basada en un estudio realizado en el Directorio de Grupos de Investigación del CNPq (DGP-CNPq), con el objetivo de localizar grupos de investigación brasileños en el campo de la Educación que se presentan como colectivos organizados por la perspectiva colaborativa. Para la discusión, movilizamos los conceptos de formación docente, colaboración y la relación entre la universidad y la escuela básica. Los movimientos de esta investigación nos permitieron mapear la creciente presencia de grupos en las cinco regiones brasileñas e identificar características que constituyen el perfil de aquellos que se presentan como colaborativos en el país, así como analizar y discutir algunos sentidos de colaboración que expresan: 1) Colaboración como metodología de investigación; 2) Colaboración como dinámica de trabajo del grupo; 3) Colaboración como relación de asociación con la escuela básica; 4) Colaboración como metodología de formación docente. Sin pretender agotar el tema, buscamos, a través de los resultados y las discusiones emprendidas, contribuir a la expansión y profundización de las discusiones sobre los grupos de investigación en perspectiva colaborativa en Brasil, así como incitar investigaciones en este campo que, en los últimos años, se han ampliado y han planteado elementos importantes para la formación docente.

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Biografía del autor/a

Monica dos Santos Toledo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Especialista(Lato Sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Atuou como formadora Estadual do PNAIC Rio de Janeiro - Programa Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFRJ (2017-2018) e como professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2012-2015). Também tem experiências na gestão escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF (2019-atual) e como Orientadora Pedagógica em escolas da rede municipal de Maricá (2012-2016) e São Gonçalo (2011-2012). Atuou ainda, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Niterói (2009-2010) e como professora da Educação Especial/Inclusiva no município de Maricá (2007-2012). Áreas de interesse: Formação de professores; Didática e práticas pedagógicas na Educação Básica; Inclusão em Educação.

Monica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 04/2020 e 04/2022 e Professora Associada IV da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF, cuja coordenação assumiu entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, é um dos membros desse Núcleo e integra a Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo estudam, produzem material didático, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ, além de realizarem pesquisas relacionadas aos temas mencionados.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Toledo, M. dos S., & Vasconcellos, M. (2024). Formación de profesores en perspectiva colaborativa: Una investigación sobre grupos de investigación brasileños. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO10