Rankings acadêmicos na educação superior brasileira

a trajetória do Guia do Estudante (1986-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO13

Resumo

Estudos demonstram que os rankings acadêmicos vêm se constituindo, no Brasil, como emergente campo de estudo, de caráter multidisciplinar, por meio de uma embrionária literatura científica em expansão, produzida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento preocupados pela compreensão da dinâmica de funcionamento desses instrumentos de avaliação externa. Este artigo se dedica ao estudo dos chamados rankings acadêmicos nacionais, tendo como objetivo compreender a trajetória do Guia do Estudante, umas das pioneiras tabelas classificatórias, na forma de rating de cursos e rankings de instituições de educação superior (IES), que existiu no Brasil durante trinta e dois anos (1986 – 2018). Partindo de uma perspectiva empírico racional, realizou-se análise bibliográfico-documental, tendo como referência quatro dimensões analíticas: (i) tipologia. (ii) funcionamento, (iii) metodologia e (iv) tendências predominantes. A pesquisa evidenciou uma trajetória marcada por cinco períodos: primeiros passos na classificação de cursos (1986 - 1990), classificação de cursos e também de IES (1991-2001), diversificação e instabilidade dos múltiplos ratings (2002-2008), aprimoramento metodológico e redução de tipos de ratings (2009-2015), e ênfase na transparência da metodologia e abrupto encerramento (2016-2018).

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Biografia do Autor

Henrique da Silva Lourenço, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi da Cruzes (UMC), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) com foco na área da Formação, currículo e prática pedagógica.

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Lourenço, H. da S., Calderón, A. I., & Wandercil, M. (2024). Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a trajetória do Guia do Estudante (1986-2018). Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO13