Desigualdades de oportunidades educacionais
uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO12Resumo
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é um indicador que quantifica a contribuição de cada município ou Estado para o sucesso educacional de seus residentes. Esse índice é derivado de uma combinação ponderada de medidas de insumos e resultados, controlados pelo contexto familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o algoritmo subjacente ao Ioeb, assim como os resultados obtidos pelos municípios do Espírito Santo, assumidos como unidades de análise. A pesquisa emprega uma abordagem metodológica mista, começando com uma fase qualitativa, por meio de pesquisa documental sobre o indicador, seguida por uma fase quantitativa, que inclui análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam a complexa estrutura do algoritmo do Ioeb, alinhando-se com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio. As análises dos resultados educacionais no Espírito Santo demonstram uma significativa correlação com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, evidenciam disparidades marcantes na distribuição dos índices entre os municípios, apesar de avanços recentes. A microrregião Sudoeste Serrana destaca-se pelos melhores resultados educacionais, enquanto municípios nas extremidades norte e sul necessitam de melhorias substanciais para garantir o direito à aprendizagem, conforme preceitos constitucionais. Também se sinaliza para a elevada proporção de matrículas em municípios com limitadas oportunidades educacionais, incapazes de progredir no índice. Em face desses resultados, recomenda-se uma atenção especial por parte dos gestores e formuladores de políticas educacionais estaduais sobretudo a esses municípios, visando contribuir para o aprimoramento do sistema educacional no âmbito do estado.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, A. B.; MATOS, L.; COSTA, R. Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1-20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23378.
BARROS, R. P. et al. Pobreza no Espírito Santo. Belém: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2010.
BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 fev. 2023.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014a.
BOF, A. M.; OLIVEIRA, A. S.; BARROS, G. T. F. Trajetória escolar, aprendizagem e desigualdades no ensino fundamental no Brasil. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, São Paulo, v. , p. 55-78, 2018. DOI: 10.24109/9788578630669.ceppe.v1a2.
CAMPOS, D.; SILVA, I. M. S. M.; VALPASSOS, C. F. F. A escola como tempo/espaço de resistência e superação das desigualdades: a relação com os territórios. Revista Inter Ação, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1-15, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55683.
CORTE, G. T.; MENDES, B. V.; DUTT-ROSS, S. A educação brasileira e suas vertentes econômicas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTATÍSTICA COM R, 3., 2018. Anais [...], [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-12, 2018.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. São Paulo: Penso Editora, 2015.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil. Brasília: INEP, 2007a.
FERNANDES, R. Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Brasília: Série Documental: textos para discussão, 2007b.
FERNANDES, R.; FELICIO, F. Nota técnica: Índice de Oportunidades Educacionais do Brasil - IOEB 2019. Brasília: Metas Sociais, 2019.
FERRARI, T. K.; CASTRO, M. W. Desigualdade de renda no Espírito Santo: uma análise de decomposição. Vitória: Instituto Jones dos Santos Neves, 2011. v. 26.
GIRARDI, L. C.; ORZECHOWSKI, S. T. Distorção idade-série: desafio de uma educação de qualidade para todos. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 2016.
GRASSI, R. A.; ARAÚJO, R. F. Sistema financeiro, crescimento econômico e desigualdades regionais no Espírito Santo: uma análise espacial para os municípios. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 28-45, 2013. DOI: 10.21452/rde.v15i28.2709.
GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria básica. 5. ed. São Paulo: Editora Campus, 2011.
IMPÉRIO, F.; LIMA, A. L. IOEB: classificação por quadrantes. Brasília, DF: Comunidade Educativa Cedac, 2021.
JÖRESKOG, K. G.; GOLDBERGER, A. S. Estimation of a model with multiple indicators and multiple causes of a single latent variable. Journal of the American Statistical Association, [S. l.], v. 70, n. 351a, p. 631-639, 1975. DOI: 10.1080/01621459.1975.10482485.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L.. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 4., 2015, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, 2015.
LEITE, L. M.; MAGALHÃES, M. A. Desigualdades Intraestaduais no Espírito Santo: uma abordagem espacial exploratória. Revista de Economia, [S. l.], v. 38, n. 1, 2012. DOI: 10.5380/re.v38i1.28286.
OLIVEIRA, U. J.; LIRIO, M. M. O Projeto Escola Viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, [S. l.], v. 35, n. 1, 2017. DOI: 10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.1.al.14.
PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing and using winning KPIs. 4. ed. New Jersey: Wiley, 2023.
PEREIRA, R; GONÇALVES, C. N. Geobr: Download Official Spatial Data Sets of Brazil. GitHub repository, [S. l.], 2019.
PORTELLA, A. L.; BUSSMANN, T. B.; OLIVEIRA, A. M. H. A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 477-509, 2017. DOI: 10.1590/0103-6351/3138.
R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2020.
SILVA, C. A. B. A relação entre os investimentos na educação municipal e os resultados alcançados no IDEB e IOEB. 2018. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018.
SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, M. C. S.; SANTOS, W. Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios capixabas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4906.
SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, W. Análise do Indicador de Desenvolvimento das Escolas Estaduais do Espírito Santo. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 43, 2022a. DOI: 10.1590/es.256722.
SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, W. Indicadores de resultados educacionais no Espírito Santo: um estudo descritivo e correlacional. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], p. e69330, 2022b. DOI: 10.5902/2318133869330.
SOARES, D. J. M. Política de avaliação do ensino médio: uma análise envoltória de dados (DEA) a partir do Ideb para a identificação de escolas-referência no Espírito Santo. 2023. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, 2023. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_17513_Tese%20Oficial_DenilsonSoares.pdf. Acesso em 19 jan. 2024.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, [S. l.], v. 38, p. 1-21, 2021. DOI: 10.20947/S0102-3098a0167.
SOUSA, et al. Análise dos gastos na alocação dos recursos públicos destinados ao ensino fundamental dos munícipios do Espírito Santo. Gestão. Org, v. 14, n. 2, p. 381-392, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392
WICKHAM, H.; CHANG, W.; WICKHAM, M. H. Package ‘ggplot2’. Create elegant data visualisations using the grammar of graphics, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1-189, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.