Desigualdades de oportunidades educacionais

uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO12

Resumo

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é um indicador que quantifica a contribuição de cada município ou Estado para o sucesso educacional de seus residentes. Esse índice é derivado de uma combinação ponderada de medidas de insumos e resultados, controlados pelo contexto familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o algoritmo subjacente ao Ioeb, assim como os resultados obtidos pelos municípios do Espírito Santo, assumidos como unidades de análise. A pesquisa emprega uma abordagem metodológica mista, começando com uma fase qualitativa, por meio de pesquisa documental sobre o indicador, seguida por uma fase quantitativa, que inclui análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam a complexa estrutura do algoritmo do Ioeb, alinhando-se com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio. As análises dos resultados educacionais no Espírito Santo demonstram uma significativa correlação com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, evidenciam disparidades marcantes na distribuição dos índices entre os municípios, apesar de avanços recentes. A microrregião Sudoeste Serrana destaca-se pelos melhores resultados educacionais, enquanto municípios nas extremidades norte e sul necessitam de melhorias substanciais para garantir o direito à aprendizagem, conforme preceitos constitucionais. Também se sinaliza para a elevada proporção de matrículas em municípios com limitadas oportunidades educacionais, incapazes de progredir no índice. Em face desses resultados, recomenda-se uma atenção especial por parte dos gestores e formuladores de políticas educacionais estaduais sobretudo a esses municípios, visando contribuir para o aprimoramento do sistema educacional no âmbito do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Universidade Federal do Espírito Santo; Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile) e na Facultat de Magisteri da Universitat de València (UV/Espanha). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. É especialista em Gestão Pública. Foi professor do estado de Minas Gerais e do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) da UFV. É professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, onde atuou no Campus Piumhi (2017-2023) e atualmente encontra-se lotado no Campus Ouro Preto. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria/Ufes), do Núcleo de Avaliação Educacional (Nave/Ufop) e da Comissão de Análise de Dados de Testes e Questionários da Educação Básica em Larga-Escala do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Estatística Aplicada à Educação, Psicometria e Teoria de Resposta ao Item.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, e professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Sudeste (FORPREd/Sudeste). Foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (Objeto 4) na área de Linguagens. Avaliador do Prêmio Capes de Tese - área 21 - Educação FísicaL em 2022. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Referências

ALCÂNTARA, A. B.; MATOS, L.; COSTA, R. Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1-20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23378.

BARROS, R. P. et al. Pobreza no Espírito Santo. Belém: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2010.

BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 fev. 2023.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014a.

BOF, A. M.; OLIVEIRA, A. S.; BARROS, G. T. F. Trajetória escolar, aprendizagem e desigualdades no ensino fundamental no Brasil. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, São Paulo, v. , p. 55-78, 2018. DOI: 10.24109/9788578630669.ceppe.v1a2.

CAMPOS, D.; SILVA, I. M. S. M.; VALPASSOS, C. F. F. A escola como tempo/espaço de resistência e superação das desigualdades: a relação com os territórios. Revista Inter Ação, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1-15, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55683.

CORTE, G. T.; MENDES, B. V.; DUTT-ROSS, S. A educação brasileira e suas vertentes econômicas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTATÍSTICA COM R, 3., 2018. Anais [...], [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-12, 2018.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. São Paulo: Penso Editora, 2015.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil. Brasília: INEP, 2007a.

FERNANDES, R. Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Brasília: Série Documental: textos para discussão, 2007b.

FERNANDES, R.; FELICIO, F. Nota técnica: Índice de Oportunidades Educacionais do Brasil - IOEB 2019. Brasília: Metas Sociais, 2019.

FERRARI, T. K.; CASTRO, M. W. Desigualdade de renda no Espírito Santo: uma análise de decomposição. Vitória: Instituto Jones dos Santos Neves, 2011. v. 26.

GIRARDI, L. C.; ORZECHOWSKI, S. T. Distorção idade-série: desafio de uma educação de qualidade para todos. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 2016.

GRASSI, R. A.; ARAÚJO, R. F. Sistema financeiro, crescimento econômico e desigualdades regionais no Espírito Santo: uma análise espacial para os municípios. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 28-45, 2013. DOI: 10.21452/rde.v15i28.2709.

GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria básica. 5. ed. São Paulo: Editora Campus, 2011.

IMPÉRIO, F.; LIMA, A. L. IOEB: classificação por quadrantes. Brasília, DF: Comunidade Educativa Cedac, 2021.

JÖRESKOG, K. G.; GOLDBERGER, A. S. Estimation of a model with multiple indicators and multiple causes of a single latent variable. Journal of the American Statistical Association, [S. l.], v. 70, n. 351a, p. 631-639, 1975. DOI: 10.1080/01621459.1975.10482485.

KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L.. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 4., 2015, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, 2015.

LEITE, L. M.; MAGALHÃES, M. A. Desigualdades Intraestaduais no Espírito Santo: uma abordagem espacial exploratória. Revista de Economia, [S. l.], v. 38, n. 1, 2012. DOI: 10.5380/re.v38i1.28286.

OLIVEIRA, U. J.; LIRIO, M. M. O Projeto Escola Viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, [S. l.], v. 35, n. 1, 2017. DOI: 10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.1.al.14.

PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing and using winning KPIs. 4. ed. New Jersey: Wiley, 2023.

PEREIRA, R; GONÇALVES, C. N. Geobr: Download Official Spatial Data Sets of Brazil. GitHub repository, [S. l.], 2019.

PORTELLA, A. L.; BUSSMANN, T. B.; OLIVEIRA, A. M. H. A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 477-509, 2017. DOI: 10.1590/0103-6351/3138.

R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2020.

SILVA, C. A. B. A relação entre os investimentos na educação municipal e os resultados alcançados no IDEB e IOEB. 2018. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018.

SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, M. C. S.; SANTOS, W. Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios capixabas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4906.

SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, W. Análise do Indicador de Desenvolvimento das Escolas Estaduais do Espírito Santo. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 43, 2022a. DOI: 10.1590/es.256722.

SOARES, D. J. M. ; SOARES, T. E. A.; SANTOS, W. Indicadores de resultados educacionais no Espírito Santo: um estudo descritivo e correlacional. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], p. e69330, 2022b. DOI: 10.5902/2318133869330.

SOARES, D. J. M. Política de avaliação do ensino médio: uma análise envoltória de dados (DEA) a partir do Ideb para a identificação de escolas-referência no Espírito Santo. 2023. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, 2023. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_17513_Tese%20Oficial_DenilsonSoares.pdf. Acesso em 19 jan. 2024.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, [S. l.], v. 38, p. 1-21, 2021. DOI: 10.20947/S0102-3098a0167.

SOUSA, et al. Análise dos gastos na alocação dos recursos públicos destinados ao ensino fundamental dos munícipios do Espírito Santo. Gestão. Org, v. 14, n. 2, p. 381-392, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392

WICKHAM, H.; CHANG, W.; WICKHAM, M. H. Package ‘ggplot2’. Create elegant data visualisations using the grammar of graphics, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1-189, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Soares, D. J. M., & dos Santos, W. (2024). Desigualdades de oportunidades educacionais: uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO12