A formação inicial na licenciatura em educação do campo dirigida para formação humana
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO01Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em contexto de pesquisa-formação onto-crítica, o processo de constituição da formação inicial docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana em uma perspectiva histórico crítica. Participaram da pesquisa quatro estudantes da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza. A pesquisa foi desenvolvida nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-formação onto-crítica por meio de dispositivos para formação e produção de dados: relatórios e projetos, encontros formativos, diários formativos. Os dados foram analsiados a partir dos núcleos de significação. Os resultados da pesquisa revelam que a formação inicial na LEdoC se dirige para formação humana em uma perspectiva histórico crítica, quando é mediada por uma teoria pedagógica crítico radical, que possibilita o desenvolvimento de significações da atividade de ensino, como condição para promover a compreensão da prática social para além da aparência fenomênica. É necessário então, criar condições para que no processo de formação inicial se desenvolva significações da importância da mediação do conhecimento historicamente acumulado presente nos conceitos científicos como condição do desenvolvimento das máximas capacidades humanas que engendrem a compreensão crítica da realidade e sua transformação qualitativa. As signficações das participantes vão ao encontro dessa compreensão ao revelarem que o motivo da atividade do professor passa ser o desenvolvimento do aluno por meio do estudo e da aprendizagem teórica das legalidade naturais e sociais.
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