A Aprendizagem docente em contextos emergentes
professores iniciantes da saúde
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com sete professores bacharéis iniciantes no Centro de Ciências da saúde. O estudo teve como foco compreender a temática da aprendizagem da docência iniciante em contextos emergentes, e configurou-se como uma pesquisa qualitativa, com a abordagem narrativa sociocultural. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas a partir de tópicos guia. Nos achados evidenciamos as necessidades emergentes do acolhimento aos docente iniciantes, nesta fase de muitas dúvidas e incertezas. Nesse sentido, e como desdobramento da pesquisa, construiu-se um protótipo de página de acolhimento aos docentes.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Construindo à Docência no Ensino Superior: Relação entre Saberes Pedagógicos e Saberes Científicos. In: ROSA, D. G, SOUZA, V. C. Didática e Práticas de Ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 7-16.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Projeto de Pesquisa. Universal – MCTI/CNPq nº 01/2016. UFSM. 2016.
CUNHA, Maria Isabel da. (org.). Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, 2018. v. 41, n. 1, jan. abr, p. 6-11.
FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Gestão da educação superior e conhecimento: tendências e confrontos. In: FRANCO, S. R. K., FRANCO, M. E. D. P. F., & LEITE, D. B. C. Leite. (org.). Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba: novos olhares em contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 95-112.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 ed. RJ: Paz e Terra, 2009.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma Mudança Educativa. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar. O professor universitário no contexto de suas trajetórias. In: MOROSINI, Marilia. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 1. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação (UFSM), 2012.v. 29, n. 02. p. 121- 133.
ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana da Rocha. Qualidade da educação superior: a Universidade como lugar de formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHLEMMER, Eliane; BERSCH, Maria Elisabete; CANO André Julian Fajardo. Prática pedagógica e a aula universitária: contextos emergentes na cultura híbrida e multimodal. In Cunha, M. I. da., & Ribeiro, G. M. (org.). Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS , 2020. p. 51 - 80.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
TARDIF, Maurice; Lessard, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão e interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.