A Aprendizagem docente em contextos emergentes

professores iniciantes da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com sete professores bacharéis iniciantes no Centro de Ciências da saúde. O estudo teve como foco compreender a temática da aprendizagem da docência iniciante em contextos emergentes, e configurou-se como uma pesquisa qualitativa, com a abordagem narrativa sociocultural. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas a partir de tópicos guia.  Nos achados evidenciamos as necessidades emergentes do acolhimento aos docente iniciantes, nesta fase de muitas dúvidas e incertezas. Nesse sentido, e como desdobramento da pesquisa, construiu-se um protótipo de página de acolhimento aos docentes.

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Biografia do Autor

Juliana Spolaor Warth, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Eucação.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, na Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior -GPFOPE – UFSM.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Warth, J. S., & Bolzan, D. P. V. (2024). A Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes da saúde. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02