A Aprendizagem docente em contextos emergentes

professores iniciantes da saúde

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02

Résumé

Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com sete professores bacharéis iniciantes no Centro de Ciências da saúde. O estudo teve como foco compreender a temática da aprendizagem da docência iniciante em contextos emergentes, e configurou-se como uma pesquisa qualitativa, com a abordagem narrativa sociocultural. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas a partir de tópicos guia.  Nos achados evidenciamos as necessidades emergentes do acolhimento aos docente iniciantes, nesta fase de muitas dúvidas e incertezas. Nesse sentido, e como desdobramento da pesquisa, construiu-se um protótipo de página de acolhimento aos docentes.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur

Juliana Spolaor Warth, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Eucação.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doctorat en éducation de l'Université fédérale de Rio Grande do Sul (2001). Professeur titulaire au Département de
Méthodologie d'enseignement, à l'Université fédérale de Santa Maria. Responsable du groupe de recherche sur la formation
Enseignants et Pratiques Éducatives : Enseignement Fondamental et Supérieur -GPFOPE – UFSM.

 

Références

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Construindo à Docência no Ensino Superior: Relação entre Saberes Pedagógicos e Saberes Científicos. In: ROSA, D. G, SOUZA, V. C. Didática e Práticas de Ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 7-16.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Projeto de Pesquisa. Universal – MCTI/CNPq nº 01/2016. UFSM. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. (org.). Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, 2018. v. 41, n. 1, jan. abr, p. 6-11.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Gestão da educação superior e conhecimento: tendências e confrontos. In: FRANCO, S. R. K., FRANCO, M. E. D. P. F., & LEITE, D. B. C. Leite. (org.). Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba: novos olhares em contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 95-112.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 ed. RJ: Paz e Terra, 2009.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma Mudança Educativa. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar. O professor universitário no contexto de suas trajetórias. In: MOROSINI, Marilia. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 1. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação (UFSM), 2012.v. 29, n. 02. p. 121- 133.

ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana da Rocha. Qualidade da educação superior: a Universidade como lugar de formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2011.

SCHLEMMER, Eliane; BERSCH, Maria Elisabete; CANO André Julian Fajardo. Prática pedagógica e a aula universitária: contextos emergentes na cultura híbrida e multimodal. In Cunha, M. I. da., & Ribeiro, G. M. (org.). Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS , 2020. p. 51 - 80.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

TARDIF, Maurice; Lessard, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão e interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Téléchargements

Publiée

2024-09-12

Comment citer

Warth, J. S., & Bolzan, D. P. V. (2024). A Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes da saúde. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO02