Acolhida e inclusão

língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma narrativa escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO07

Resumo

A presença das crianças em processos migratórios não é uma realidade nova, reconhecendo-se os fenômenos psicológicos da infância em vivência da diversidade migrante. Já os modos de acolhida na escola envolvem o debate sobre a língua de acolhimento e processos inclusivos. O acesso à escola e à aprendizagem dizem respeito ao desenvolvimento psíquico e cognitivo na infância. Nos estudos da linguagem e escola não ousamos mais falar de língua materna, mas língua familiar, já à escola - no Brasil - cabe não apenas oferecer o português como língua de acolhimento, mas proporcionar processos inclusivos à infância em diversidade migrante. A pesquisa reportada no presente artigo põe em evidência categorias compreensivas que exploram os modos como se opera na escola a língua de acolhimento e processos inclusivos de crianças migrantes. O artigo tematiza os conceitos de língua familiar (L1) e português como língua de acolhimento (PLAc). Compreendeu-se que a barreira que envolve a interação linguística pode se mostrar como um desafio importante a ser enfrentado pelas crianças migrantes ao chegarem à escola, em alguns casos sob a interseccionalidade de raça e classe. Usando da estratégia de cena escolar como pesquisa-ação foram apresentados 3 episódios que ensejaram ações acolhedoras e processos inclusivos. A língua portuguesa foi a língua de acolhimento e o crioulo haitiano a língua familiar. Foram reconhecidas: atitudes intuitivas da professora, interações afetivas entre escola e família, uso de eventos escolares como ponte ao acolhimento intercultural e a aprendizagem da língua de acolhimento como educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Jeruza Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rede Municipal de Ensino, Prefeitura de Gravataí (RS)

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ricardo Burg Ceccim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Titular Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Nobre, J. S., Freitas, C. R. de, & Ceccim, R. B. (2024). Acolhida e inclusão: língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma narrativa escolar. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO07