Da teoria às boas práticas editoriais

a experiência da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS10

Resumo

Introdução: O movimento de periódicos acadêmicos para a Internet levou a proliferação de novas abordagens para a publicação, onde o modelo de assinatura não é mais predominante; o jogo de interesses praticado para publicar em editoras e associações científicas, agora abre espaço para a publicação gratuita pelas universidades, trazendo economia e aumentando a divulgação da produção científica no ambiente acadêmico.  Assim, é primoridia que as publicações sigam as inovações e as boas práticas da editoração científica. Objetivo: Apresentar as boas práticas editoriais utilizadas na RIESUP. Metodologia: A pesquisa é caracterizada com um estudo de caso complementado pela a análise descritiva das boas práticas implantada no fluxo editorial da revista. Resultados: Como resultado, obtivemos os avanços editoriais alcançados pela revista ao longo de quase 10 anos de existência, aprimorando cada vez mais e acompanhando as inovações no campo da editoria científica. Conclusão: Espera-se que a RIESUP possa alcançar cada vez mais a qualidade editorial que almeja com a inclusão nos melhores indexadores mundiais, devido a sua insistência e perseverança na editoração científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutor em Divulgação Científica pelo Labjor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bibliotecário responsável pelo Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Editor adjunto da Revista Internacional de Educação Superior.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora em Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Federal de Santa Maria. Editora associada da Revista Internacional de Educação Superior.

José Camilo dos Santos Filho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela University of Southern California. Pós-doutor pela University of California at Los Angeles. Docente aposentado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Editor científico ajunto da Revista Internacional de Educação Superior.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Santos, G. C., Almeida, M. de L. P. de, & Santos Filho, J. C. dos. (2024). Da teoria às boas práticas editoriais: a experiência da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS10