Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação

da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS01

Resumo

Resumo

O artigo problematiza o crescente predomínio da produção do conhecimento no campo educacional, sobretudo ao se refletir sobre o processo contínuo de mercadorização do conhecimento, o que afeta os programas de pós-graduação num produtivismo acadêmico. O artigo se desenvolve por meio de duas premissas, que se complementam para aprofundar a abordagem. A primeira delas diz respeito à busca por temas que podem atrair a atenção dos leitores - o que nem sempre reflete a importância dos escritos como resultado do fazer ciência e, por serem lugares-comuns momentâneos, sem uma real contribuição para o avanço científico na área. Já a segunda premissa tenciona, positivamente, a real necessidade de uma avaliação crítica ao observar a relevância e o impacto das pesquisas desenvolvidas, que resultam em artigos delas decorrentes, a fim de promover uma abordagem abrangente das temáticas mais seletivas para o desenvolvimento do conhecimento científico de forma que sejam advindas das práticas sociais dos autores. Diante da segunda premissa, pode-se considerar que esta poderá contribuir significativamente para a editoração das revistas científicas, oportunizando o enfrentamento de questões inadequadas, considerando então o que produz sentido no contexto das comunidades científicas e sociais específicas, enriquecendo, contudo, o diálogo acadêmico com experiências concretas.

 

Palavras-chave: produção científica, mercadorização do conhecimento, produtivismo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Schwanka Salomé, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - orientador professor Dr. João-Francisco Duarte Júnior, onde apresentou a tese A Desumanização dos Sentidos: um estudo sobre a arte na educação escolar brasileira nas últimas décadas do século XX. (2011); Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná UTP, onde apresentou a dissertação: O Ensino da Arte na Perspectiva Histórico-Crítica de Educação: a humanização dos sentidos. (2004); Mestra em Engenharia da Produção - Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, onde apresentou a dissertação: O Ensino Superior Noturno frente a Era do Conhecimento. (2000); Especialista em Arte e Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (1993); Graduada em Educação Artística - licenciatura, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1993), Graduada em Dança - Bacharelado e Licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (1988). É professora Adjunto na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desde abril de 1994 onde atuou nas coordenações dos cursos de graduação em Artes Visuais (janeiro 2005 - 2013) e Tecnologia em Fotografia (janeiro 2009 -2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação (desde 2011), onde coordenou a Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação (2011-2015). É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Educação e Formação Humana: estudos a partir dos escritos sobre arte, de Adolfo Sánchez Vásquez. Desenvolve projeto de extensão intitulado: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (desde 2018). Editora das revistas científicas: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUTP) e Revista Tuiuti: Ciência e Cultura (UTP). Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da Universidade Tuiuti do Paraná (desde setembro de 2014). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED, onde atua no GT24-Educação e Arte. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, desenvolvendo pesquisas sobre Educação Estética, Arte-Educação e Políticas Educacionais. 

Eduardo Fofonca, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

É doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP). Realizou estágio pós-doutoral em Didática pelo Departamento de Educação de Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de São Paulo, (UNESP-Assis) e em Educação, Comunicação e Tecnologias pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, (PPGEd) na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Desde 2018, é docente do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como editor-chefe e coordenador na Editora IFPR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Conexões: Educação, Cultura Digital e Inovação (UTP/CNPq) e associado à ANPEd. 

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Salomé, J. S., & Fofonca, E. (2024). Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação: da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmico. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS01