O campo editorial e os desafios contemporâneos

devaneios sobre a Ciência Aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS05

Resumo

O objetivo deste ensaio foi refletir sobre os pilares da Ciência Aberta e sua implementação no espaço Ibero-americano. A Ciência Aberta tem sido fundamental para o avanço científico moderno, promovendo colaboração e transparência na pesquisa. Este movimento se insere em um contexto de transformações nas formas de produção e circulação de informação e conhecimento. A Ciência Aberta facilita a rápida divulgação dos resultados de pesquisas, aumentando sua eficiência e impacto. A implementação da Ciência Aberta exige esforços conjuntos de financiadores, instituições e reguladores, transformando profundamente as bases da prática científica e promovendo uma ciência mais colaborativa e eficaz para enfrentar os desafios contemporâneos. No Brasil, a Ciência Aberta enfrenta desafios na comunicação científica, mas, o Brasil não está sozinho, faz parte de um movimento maior que ocorre por toda Ibero América. A implementação do acesso aberto, a internacionalização das revistas, o enfrentamento à mercantilização do conhecimento científico é central para a democratização do conhecimento. A hegemonia do inglês como língua científica impõe barreiras, mas a colaboração regional pode promover uma ciência mais inclusiva. Porém, Iniciativas como DIALNET, REDIB, LATINDEX, SciELO e Redalyc exemplificam os esforços para integrar a ciência ibero-americana às práticas de Ciência Aberta, visando o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

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Biografia do Autor

Erika Simone de Almeida Carlos Dias, Fundação Cesgranrio

Érika S. de A. C. Dias: Doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), investigadora correspondente do Centro de Humanidades da mesma universidade, vice coordenadora do FEPAE Sudeste e Editora da revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação da Fundação Cesgranrio. Contato: [email protected] 

[email protected]

Jos´´e Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

José Rubens Lima Jardilino: Doutor em Ciências Sociais com pós-doutorados em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Editor da Formação Docente-Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Pesquisador – Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Contato: [email protected]

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Dias, E. S. de A. C., & Jardilino, J. R. L. (2024). O campo editorial e os desafios contemporâneos: devaneios sobre a Ciência Aberta. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS05