v. 25 n. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil
As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.
Publicado:
2025-06-27
Apresentação
Dossiê
-
Between Disputes and Discoveries Situations of conflict in young children’s plays in Early Childhood Education
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Entre disputas e descobertas -
Ludic-aggressive play in Early Childhood Education hild and adult logic in dispute
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil -
(De)colonial processes related to childhoods playing outdoors in early childhood education
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Processos (de)coloniais relacionados às infâncias -
“My backyard is bigger than the world...” play as experienced by early childhood education teachers
Este artigo é uma tradução em English do artigo: “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil
Artigos
-
Teachers with Physical Disabilities in the Brazilian Educational Scenario A Systematic Review
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro -
Crafts, Affections, and Wisdoms Evaluation of a Continuing Education Program for Basic Education Teachers
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Artesanias, afetos e sabedorias -
Inclusive education and the ninth art ossible mediation in the school-family relationship
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Educação inclusiva e nona arte -
Teaching and Learning of Environmental Education teachers' perceptions on continuing education in school
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental -
The closure of multigrade schools in rural territories what the research shows (2005–2022)
Este artigo é uma tradução em English do artigo: O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino -
Sociological reflections for what? With Indigenous Academics, in an Amazonian University Context
Este artigo é uma tradução em English do artigo: Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense










