O brincar na Educação Infantil
estar com amigos, interagir e se apropriar do mundo
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS03Palavras-chave:
Brincar, Criança, Educação Infantil, Sociologia da InfânciaResumo
A Educação Infantil é um espaço-tempo rico em possibilidades para que as crianças construam interações de qualidade e ampliem seus repertórios culturais por meio do brincar, uma atividade singular da infância. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação na qual buscamos conhecer como as crianças vivenciam o brincar no contexto da instituição de Educação Infantil que frequentam. A investigação contou com a participação de 15 crianças entre 3 e 4 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Guarapuava/PR. Este estudo, inserido no âmbito das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN, adota uma abordagem qualitativa e fundamenta-se na Sociologia da Infância e na Pesquisa com crianças. O texto está organizado em duas seções: na primeira, refletimos sobre o compromisso que a Educação Infantil deve ter com o espaço-tempo dedicado ao brincar, entendido como preponderante na constituição social das crianças e prática fundamental para a produção das culturas infantis; na segunda seção, apresentamos resultados e análises da pesquisa de campo sobre como o brincar é vivido e interpretado pelas crianças no contexto da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa revelam que o brincar na Educação Infantil está intimamente relacionado às interações que as crianças constroem umas com as outras, nas experiências vivenciadas nos espaços da instituição educativa e nas relações que desenvolvem com os brinquedos disponíveis.
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