Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental

reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PT

Palavras-chave:

Processos Formativos, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Engajamento Docente

Resumo

A Educação Ambiental (EA) e os diálogos sobre sociedades sustentáveis refletem questões desafiadoras no mundo e nas escolas. Diante da crise ambiental global, é necessário promover um processo educativo em favor das pautas coletivas e da preservação da vida. A escola é vista como um local promissor para desenvolver o ensino e a aprendizagem em relação às questões sociais, humanas e ambientais. Esta pesquisa de doutorado em Ensino propôs uma agenda de estudos sobre EA com professores do Ensino Fundamental, incentivando a criação e uso de jogos didáticos. O objetivo foi analisar as contribuições da participação em um itinerário de formação continuada e na criação de jogos didáticos em EA com um grupo de docentes. O estudo, qualitativo e aproximando-se da pesquisa-ação, foi realizado em 2023 em uma escola municipal de Imperatriz/MA, com 17 voluntários. Os participantes responderam a um questionário diagnóstico sobre EA e participaram de cinco encontros formativos, resultando na criação dos jogos didáticos: Melhorando o Clima; Trilha Ecológica; Combinando ODS; e Circuito da Reciclagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, sendo analisadas usando a Análise Textual Discursiva. Os professores relataram bom aproveitamento teórico e prático, destacando a importância da abordagem vivencial para a criação e uso dos jogos. A pesquisa evidenciou a fragilidade da EA na formação inicial docente e a necessidade de políticas públicas para aprimorar a EA e promover formações contextualizadas nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutor em Ensino com Bolsa PROSUC/CAPES Modalidade II  pela Universidade do Vale do Taquari-Univates. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-Univates. Graduado em Geografia e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental; Educação em Direitos Humanos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Foi professor do componente curricular de Geografia e área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio EBEP e EMIEP na Escola Marly Sarney-SESI por mais de 12 anos. Atualmente está lotado no Departamento Pedagógico/Setor Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/Semed, atuando como técnico e professor formador na rede. Atuante em projetos de Educação Ambiental. Membro Titular representando a Semed no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz-MA para o biênio 2019/2021. É integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao PPGEnsino. No turno vespertino trabalha na área da Educação Inclusiva, como professor de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional no Departamento Municipal de Educação Inclusiva DEMEI Gusmão, na Rede de Ensino do município de Davinópolis-MA..

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Reis, G. de A., & Schwertner, S. F. (2025). Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental: reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 860–880. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PT