Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental
reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PTPalavras-chave:
Processos Formativos, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Engajamento DocenteResumo
A Educação Ambiental (EA) e os diálogos sobre sociedades sustentáveis refletem questões desafiadoras no mundo e nas escolas. Diante da crise ambiental global, é necessário promover um processo educativo em favor das pautas coletivas e da preservação da vida. A escola é vista como um local promissor para desenvolver o ensino e a aprendizagem em relação às questões sociais, humanas e ambientais. Esta pesquisa de doutorado em Ensino propôs uma agenda de estudos sobre EA com professores do Ensino Fundamental, incentivando a criação e uso de jogos didáticos. O objetivo foi analisar as contribuições da participação em um itinerário de formação continuada e na criação de jogos didáticos em EA com um grupo de docentes. O estudo, qualitativo e aproximando-se da pesquisa-ação, foi realizado em 2023 em uma escola municipal de Imperatriz/MA, com 17 voluntários. Os participantes responderam a um questionário diagnóstico sobre EA e participaram de cinco encontros formativos, resultando na criação dos jogos didáticos: Melhorando o Clima; Trilha Ecológica; Combinando ODS; e Circuito da Reciclagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, sendo analisadas usando a Análise Textual Discursiva. Os professores relataram bom aproveitamento teórico e prático, destacando a importância da abordagem vivencial para a criação e uso dos jogos. A pesquisa evidenciou a fragilidade da EA na formação inicial docente e a necessidade de políticas públicas para aprimorar a EA e promover formações contextualizadas nas escolas.
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