O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino

o que apontam as pesquisas (2005 a 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06PT

Palavras-chave:

Território, Educação do Campo, Estado de conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento sobre o fechamento de escolas multisseriadas em território campesino. Neste trabalho, foram mapeadas as pesquisas sobre o fechamento das escolas multisseriadas em território campesino, por meio das plataformas do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2005 a 2022. Nesta pesquisa, objetivamos desvelar tensionamentos e discussões contemporâneas por meio da produção científica, de forma geral, e, em específico, de Estados de Conhecimento na área da Educação do Campo, com foco no fechamento de escolas multisseriadas. O corpus de análise final se configurou em 10 dissertações captadas nas plataformas Capes e BDTD, com a leitura de todos os trabalhos e auxílio do software IRaMuTeQ. Essas pesquisas foram analisadas e categorizadas com aproximação máxima à temática “fechamento da escola multisseriada na Educação do Campo”. Os resultados indicaram a fragilidade nas pesquisas sobre o fechamento de escolas multisseriadas em cursos de mestrado e a necessidade de continuidade dessas pesquisas em cursos de doutorado.

Downloads

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES, na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) CEUNES - UFES. Licenciada em Pedagogia com habilitação em docência, supervisão e administração escolar. Atualmente, ocupa o cargo de Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Desenvolve estudos que envolvem a temática Educação do Campo, Movimentos Sociais e Escolas Multisseriadas.

Charles Moreto, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Santa Teresa

Professor no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, atuando nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Agronomia no Campus Santa Teresa. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH, no Ifes Campus Vitória. Doutor em Educação (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES na linha de pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre as seguintes temáticas: a) formação continuada de professores/as da educação do campo; b) a escola de classes multisseriadas, com foco na formação e no trabalho docente; c) questões geracionais, com ênfase no/a professor/a.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutor pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, na Alemanha (UNISIEGEN). Doutor e mestre em Educação.  Professor  titular  da  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo  (UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) "Culturas, Parcerias e Educação do Campo". Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES). Coordena o Programa de Educação do Campo/UFES. São temas de pesquisa: Culturas, línguas e educação. Coordena convênios e realiza missões acadêmicas internacionais com a Univeristät-Siegen (UNI-Siegen) na Alemanha, com a Justus Liebig Universität-Gieen (UNI-Gieen) na Alemanha, com a Europa-Universität-Viadrina Frankfurt/Oder (EUV-Frankfurt Oder) na Alemanha e com a Università degli Studi di Sassari (UNISS) na Itália. É membro filiado da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (ADUFES). É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV) e da Deutscher Romanistenverband (DRV).

 

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Baldotto, O. L. G., Moreto, C., & Foerste, E. (2025). O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino: o que apontam as pesquisas (2005 a 2022). Revista Diálogo Educacional, 25(85), 901–921. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06PT