The closure of multigrade schools in rural territories

what the research shows (2005–2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06

Palavras-chave:

Territory, Rural Education, State of the Art

Resumo

This article presents a qualitative approach to the state of the art regarding the closure of multigrade schools in rural areas. We mapped studies on the closure of these schools identified in the platforms of the Catalog of Theses and Dissertations of the Office to Coordinate Improvement of  Higher Level Personnel (CAPES) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period from 2005 to 2022, to shed light on contemporary tensions and discussions in the scientific production in general, and the state of the art in the field of rural education in particular. These searches identified a total of 10 such dissertations/theses in the two databases. These were read with the support of the IRaMuTeQn software and classified according to maximum approximation to the theme of “closure of multigrade schools in rural territories.” The results indicated fragility of research involving closure of multigrade schools in master’s programs in the country and the need for ongoing research in doctoral programs.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino

Biografia do Autor

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES, na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) CEUNES - UFES. Licenciada em Pedagogia com habilitação em docência, supervisão e administração escolar. Atualmente, ocupa o cargo de Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Desenvolve estudos que envolvem a temática Educação do Campo, Movimentos Sociais e Escolas Multisseriadas.

Charles Moreto, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Santa Teresa

Professor no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, atuando nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Agronomia no Campus Santa Teresa. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH, no Ifes Campus Vitória. Doutor em Educação (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES na linha de pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre as seguintes temáticas: a) formação continuada de professores/as da educação do campo; b) a escola de classes multisseriadas, com foco na formação e no trabalho docente; c) questões geracionais, com ênfase no/a professor/a.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutor pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, na Alemanha (UNISIEGEN). Doutor e mestre em Educação.  Professor  titular  da  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo  (UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) "Culturas, Parcerias e Educação do Campo". Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES). Coordena o Programa de Educação do Campo/UFES. São temas de pesquisa: Culturas, línguas e educação. Coordena convênios e realiza missões acadêmicas internacionais com a Univeristät-Siegen (UNI-Siegen) na Alemanha, com a Justus Liebig Universität-Gieen (UNI-Gieen) na Alemanha, com a Europa-Universität-Viadrina Frankfurt/Oder (EUV-Frankfurt Oder) na Alemanha e com a Università degli Studi di Sassari (UNISS) na Itália. É membro filiado da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (ADUFES). É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV) e da Deutscher Romanistenverband (DRV).

 

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Baldotto, O. L. G., Moreto, C., & Foerste, E. (2025). The closure of multigrade schools in rural territories: what the research shows (2005–2022). Revista Diálogo Educacional, 25(85), 922–941. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06