Brincadeiras e interações na creche

a potência dos encontros entre bebês e suas educadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS02

Palavras-chave:

Bebês, Educação Infantil, Interações e brincadeiras

Resumo

Partindo de estudos que discutem as capacidades sociocomunicativas dos bebês, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como os bebês iniciam e partilham experiências brincantes com seus pares de idade e educadoras nos espaços da creche, destacando os modos singulares que expressam seus interesses e motivações nas relações que tecem com o outro. Deste modo, uma questão guia nosso percurso investigativo: Como a experiência cultural do brincar desenvolve-se no cotidiano partilhado pelos bebês e educadoras na creche? Os dados foram produzidos a partir da abordagem de pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, desenvolvido no agrupamento etário denominado de Berçário I de uma creche pública municipal, localizada em Nossa Senhora do Socorro/SE, composto por oito bebês e duas educadoras. A produção de dados deu-se por meio de observações, escritas em diário de campo, videogravações, fotografias, descrição de episódios interativos e encontros reflexivos com as educadoras. Por meio de suas múltiplas linguagens, expressas por olhares, sorrisos, gestos, movimentos, entre outros recursos sociocomunicativos, os bebês construíram brincadeiras com seus pares de idade e educadoras, evidenciando suas competências sociocomunicativas. Portanto, concluímos que os bebês investem cotidianamente em experiências brincantes, por meio de suas ações, na relação com o outro, exploram e ressignificam os espaços e objetos disponíveis para o desenvolvimento de suas interações e brincadeiras.

 

Palavras-chave: Bebês. Educação Infantil. Interações e brincadeiras.

Downloads

Biografia do Autor

Viviane dos Reis Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação, Maceió/AL). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS, 2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2015). Possui experiência em Pesquisa na Educação Infantil, com foco em: análise de estratégias de comunicação de bebês; saberes docentes que permeiam as práticas cotidianas com crianças de zero a três anos; organização dos espaços na creche.

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFSE)

Professora Associada da área de Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante da Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente e do Mestrado Profissional em Letras (Linha de pesquisa Linguagens e Letramentos) da referida instituição. Também é pesquisadora e professora permanente, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada à Linha de pesquisa Educação e Infância. Professora Visitante na Universidade de Rovuma, Moçambique. Licenciada em Pedagogia e Fonoaudiologia, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com estudos sobre a comunicação de bebês, em meio às práticas sociais da Educação Infantil, em interfaces com a (re)configuração de saberes e ação docente impulsionadores do desenvolvimento da linguagem. Concluiu estudos de Pós-Doutorado com professoras de bebês sobre a leitura literária na primeiríssima infância, numa perspectiva de pesquisa-intervenção, enfocando a (re)organização de práticas educativas construídas em interações de bebês-professoras-famílias-pesquisadora.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Silva, V. dos R., & Ramos, T. K. G. (2025). Brincadeiras e interações na creche: a potência dos encontros entre bebês e suas educadoras. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 409–425. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS02