Vol. 25 Núm. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

					Ver Vol. 25 Núm. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

Publicado: 2025-06-27

Apresentação

  • Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

    Rodrigo Saballa de Carvalho, André da Silva Mello, Irene Moya Mata, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    372-379
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AP00

Dossiê

  • “Hands up, ma’am, this is a robbery!” Interpretive reproduction in sociodramatic role playing experienced in preschool

    Rodrigo Saballa de Carvalho
    380-393
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  “Mãos ao alto, madame, isso é um assalto!”: a reprodução interpretativa em uma brincadeira sociodramática vivenciada na pré-escola
  • “Mãos ao alto, madame, isso é um assalto!”: a reprodução interpretativa em uma brincadeira sociodramática vivenciada na pré-escola

    Rodrigo Saballa de Carvalho
    394-408
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Juegos y interaciones en la guardería: la potencia de los encuentros entre bebés y sus educadores a potência dos encontros entre bebês e suas educadoras

    Viviane dos Reis Silva, Tacyana Karla Gomes Ramos
    409-425
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS02
  • O brincar na Educação Infantil estar com amigos, interagir e se apropriar do mundo

    Leidiane Aparecida dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    426-443
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS03
  • “E não é que acabei gostando desse lugar!” os impactos das interações e da brincadeira na Educação Infantil

    Fernanda Ferreira de Oliveira
    444-461
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS04
  • Narrativa corporal: juegos e interacciones de bebés con libros en la guardería brincadeiras e interações de bebês com os livros na creche

    Fernanda Gonçalves, Márcia Buss-Simão, Eliane Santana Dias Debus
    462-481
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS05
  • Between Disputes and Discoveries Situations of conflict in young chil-dren’s plays in Early Childhood Educa-tion

    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    482-496
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Entre disputas e descobertas
  • Entre disputas e descobertas situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil

    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    497-512
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Juegos lúdico-agresivos en la Educación Infantil Lógicas infantiles y adultas em disputa

    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    513-525
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil
  • Juegos lúdico-agresivos en la Educación Infantil Lógicas infantiles y adultas em disputa

    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    526-539
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • "Bateu o sinal. Tá na hora de brincar!" As percepções produzidas pelas crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

    Caroline Caciano, Denise Madeira de Castro e Silva
    540-555
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS08
  • Children’s narratives about play in the context of transition from pre-school to the first elementary school year

    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    573-588
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental
  • Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental

    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    556-572
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Interacciones lúdicas en los terreros de escuelas de la Educación Infantil del/en el campo confluencias y proposiciones en investigaciones

    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    589-602
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo
  • Interacciones lúdicas en los terreros de escuelas de la Educación Infantil del/en el campo confluencias y proposiciones en investigaciones

    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    603-616
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • La participación de niños y niñas en la producción de planes de estudios de la educación infantil mediante sus juegos e interacciones

    Vanessa Guimarães, André da Silva Mello
    617-632
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações
  • La participación de niños y niñas en la producción de planes de estudios de la educación infantil mediante sus juegos e interacciones

    Vanessa Guimarães , André da Silva Mello
    633-648
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Enfrentamientos de los niños a los scripts de género en el cotidiano de la Educación Infantil

    Jéssica Tairâne de Moraes, Jane Felipe
    649-662
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS12
  • Processos (de)coloniais relacionados às infâncias o brincar ao ar livre na Educação Infantil

    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    663-677
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • (De)colonial processes related to childhoods playing outdoors in early childhood education

    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    678-693
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Processos (de)coloniais relacionados às infâncias
  • Ambiente educador e imaginação material relações que se tecem no brincar

    Julia Marianno Marques Rezende, Eliana Ayoub
    709-724
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS14PT
  • “Mi patio es más grande que el mundo…”: el juego vivido por las docentes de Educación Infantil

    Elisa Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    725-738
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • “Mi patio es más grande que el mundo…”: el juego vivido por las docentes de Educación Infantil play as experienced by early childhood education teachers

    Elisa Carneiro Santos de Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    739-752
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil

Artigos

  • Un taller de mimo y expresión corporal en la for-mación inicial del profesorado de Educación In-fantil

    Carla Fernández-Garcimartín, Víctor Manuel López-Pastor, Teresa Fuentes-Nieto
    753-766
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO01
  • Teachers with Physical Disabilities in the Brazilian Educational Scenario A Systematic Review

    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    767-778
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro
  • Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro uma revisão sistemática

    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    779-791
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Artesanías, afectos y sabidurías: evaluación de un programa de formación permanente para profesores de educación básica

    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    792-807
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Artesanias, afetos e sabedorias
  • Artesanías, afectos y sabidurías: evaluación de un programa de formación permanente para profesores de educación básica

    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    808-823
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • EDUCACIÓN INCLUSIVA Y EL NOVENO ARTE POSIBLE MEDIACIÓN EN LA RELACIÓN ESCUELA-FAMILIA

    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Educação inclusiva e nona arte
  • EDUCACIÓN INCLUSIVA Y EL NOVENO ARTE POSIBLE MEDIACIÓN EN LA RELACIÓN ESCUELA-FAMILIA

    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    842-859
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores

    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    860-880
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Teaching and Learning of Environmental Education teachers' perceptions on continuing education in school

    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    860-880
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental
  • O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino o que apontam as pesquisas (2005 a 2022)

    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    901-921
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • The closure of multigrade schools in rural territories what the research shows (2005–2022)

    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    922-941
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino
  • Desigualdad social y posibles impactos en la oferta de la Escuela Secundaria en Belém PA

    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    942-960
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Desigualdad social y posibles impactos en la oferta de la Escuela Secundaria en Belém PA

    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    942-960
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA
  • Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar

    Iasmin da Costa Marinho, Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    978-994
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • A review of international literature on educational inequalities and school management

    Iasmin da Costa Marinho, Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    995-1010
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar
  • Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas

    Francisauro Fernandes da Costa, Érica de Souza e Souza, Heloisa da Silva Borges
    1011-1024
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09
  • Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense

    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    1025-1036
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10PT
    Traducciones de este artículo.:  English 
  • Sociological reflections for what? With indigenous academics, in a university context, amazon.

    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    1037-1048
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10
    Este artículo es una traducción en English del artículo:  Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense