Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AP00

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS) na linha de pesquisa: Estudos das Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), no Departamento de Estudos Especializados (DEE). Licenciado em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS -2005), Doutor em Educação (UFRGS -2011) e Pós-Doutor em Educação (UFPEL -2014). 

André da Silva Mello, Universidade do Espírito Santo (UFES)

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1996); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2019). Professor Associado III do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua nos cursos de licenciatura e bacharelado (graduação); mestrado acadêmico e doutorado.

Irene Moya Mata, Universidade de Valência (UV)

Funcionaria de carrera del cuerpo docente de Maestros (en la mención en Educación Física) y Profesora Titular en la Facultat de Magisteri de la Universitat de València. Doctora con la tesis: "Los libros de texto de Educación Física en la etapa de Educación Primaria: Análisis de las imágenes y estereotipos".

Alboni Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária do Paraná e do CNPq. Editora chefe da Revista Diálogo Educacional, do PPGE da PUCPR, avaliada pela Capes com Qualis A1.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira, GOBBATO, Maria Carolina; BOITO, Crisliane. As brincadeiras e as inte-rações nos livros didáticos para Educação Infantil. Acta Scientiarum Education, Maringá, 40, n.2, e31474, 01-10, 2018.

CARVALHO, Rodrigo Saballa. Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil. Linhas Críticas, Brasília, 29, e50765, 01-20, 2023.

CARVALHO, Rodrigo Saballa. O infraordinário na docência com crianças na Educação Infantil. In:

SANTI-AGO, Flávio; MOURA, Taís Aparecida de (Orgs.). Infâncias e docências: descobertas e desafios de tornar-se professora e professor. 1ªed. São Paulo: Pedro & João, 2021. 71-108.

CARVALHO, Rodrigo Saballa. Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil. Linhas Críticas, Brasília, 29, e50765, 01-20, 2023.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

GARVEY, Catherine. A brincadeira: a criança em desenvolvimento. 1ª ed. Petrópolis/ Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

HRUSKA, Claudia A.; GUNN, Alexandra C. Interactions and Learning: Overview and Introduction. In: HRUSKA, Claudia A.; GUNN, Alexandra C. (Eds). Interactions in Early Childhood Education: recent re-search and emergent concepts. 1ªed, Singapore: Springer, 2017. 07-18.

MACHADO, Sandro; CARVALHO, Rodrigo Saballa. Relações afetivas, gestualidades e musicalidades: cultu-ras lúdicas infantis na pré-escola. Revista brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 25, e250060, 01-23, 2020.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Mello, A. da S., Mata, I. M., & Vieira, A. D. P. (2025). Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 372–379. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AP00