Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PTPalavras-chave:
Desigualdade Educacional, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Estudos InternacionaisResumo
O artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos estudos e pesquisas internacionais produzidos sobre a relação entre desigualdades educacionais e gestão escolar. De natureza qualitativa, o estudo é fruto de uma tese de doutorado produzida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará e compreende o período de 1949 a 2021, considerando a produção de relatórios importantes sobre o tema, artigos científicos e outras produções relevantes. A metodologia adotada consistiu em levantamento de produções junto à base de dados internacional Education Resources Information Center (ERIC), utilizando os buscadores em inglês “school management”, “educational inequality” e “public policies”. Além dessas produções, foram analisados documentos e relatórios de pesquisas produzidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio das publicações do Laboratorio Latino-Americano por la Calidad de La Educación (LLECE) e estudos e pesquisas publicados tendo como base de dados resultados obtidos no Programme for International Student Assessment (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dentre outras avaliações. Os resultados obtidos mostram que os estudos centram esforços a explicação do contexto socioespacial e as relações entre gestão escolar e melhoria das aprendizagens, de forma a alcançar reduções de desigualdades sociais e/ou educacionais. Não há consensos na literatura sobre a importância do papel da escola, mas observa-se um cenário em que a gestão escolar e de rede de ensino podem adotar medidas que auxiliem na ampliação das oportunidades educacionais para todos.
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