Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PT

Mots-clés :

Desigualdade Educacional, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Estudos Internacionais

Résumé

O artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos estudos e pesquisas internacionais produzidos sobre a relação entre desigualdades educacionais e gestão escolar. De natureza qualitativa, o estudo é fruto de uma tese de doutorado produzida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará e compreende o período de 1949 a 2021, considerando a produção de relatórios importantes sobre o tema, artigos científicos e outras produções relevantes. A metodologia adotada consistiu em levantamento de produções junto à base de dados internacional Education Resources Information Center (ERIC), utilizando os buscadores em inglês “school management”, “educational inequality” e “public policies”. Além dessas produções, foram analisados documentos e relatórios de pesquisas produzidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio das publicações do Laboratorio Latino-Americano por la Calidad de La Educación (LLECE) e estudos e pesquisas publicados tendo como base de dados resultados obtidos no Programme for International Student Assessment (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dentre outras avaliações. Os resultados obtidos mostram que os estudos centram esforços a explicação do contexto socioespacial e as relações entre gestão escolar e melhoria das aprendizagens, de forma a alcançar reduções de desigualdades sociais e/ou educacionais. Não há consensos na literatura sobre a importância do papel da escola, mas observa-se um cenário em que a gestão escolar e de rede de ensino podem adotar medidas que auxiliem na ampliação das oportunidades educacionais para todos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Iasmin da Costa Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação, professora da Universidade Estadual do Ceará

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pesquisadora do CNPq, consultora da FGV-RJ. Foi professora da UFC, Unilab, Uninove e do Lemann Center-Stanford. Exerceu os cargos de secretária estadual (Ceará) e municipal (Aracati-CE) de educação. É líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em educação.

Publiée

2025-06-27

Comment citer

Marinho, I. da C., Vieira, S. L., & Vidal, E. M. (2025). Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 978–994. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PT