“Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15PT

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Desenvolvimento , Profissional Docente

Resumo

Descortinar as memórias brincantes de professoras da Educação Infantil, para conhecer os modos de ver e vivenciar o brincar de professoras da Educação Infantil é a motivação desta pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com professoras da Educação Infantil, vinculadas à rede pública de ensino de Rio Real, na Bahia. Os instrumentos privilegiados para a produção das narrativas foram: Caderno de Memórias Brincantes e Entrevista Narrativa. O procedimento metodológico escolhido seguiu as fases previstas da análise compreensiva interpretativa de conteúdo. As narrativas possibilitaram emergir significados e características que evidenciaram os modos de ver e vivenciar o brincar das professoras. As reflexões nos ajudaram a conhecer e a compreender os modos de ser professora na Educação Infantil, relacionados ao repertório de brincadeiras transmitido ao longo da vida, ao brincar na escola, ao brincar fora da escola como liberdade e criatividade, aos desafios da percepção adulta do brincar e sua influência na prática docente. Ademais, poderíamos sintetizar que reavivar o brincar de cada professora é um desafio a ser enfrentado, quando se entende que esta é uma especificidade desta profissão e deve estar presente do início ao fim da sua carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Elisa Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da rede municipal de Feira de Santana e integrante do Grupo de Pesquisa e Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Almeida, E., & Ferreira, L. G. (2025). “Meu quintal é maior que o mundo.”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 725–738. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15PT