A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11PT

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, Crianças, Participação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a participação das crianças por meio das brincadeiras e interações estabelecidas entre e com elas, na produção curricular da Educação Infantil. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Colaborativa, realizada com 50 crianças e cinco adultos (professoras e diretor). Os dados foram produzidos a partir de diário de campo, com ênfase nas enunciações das crianças, entrevistas narrativas com os adultos e fotografias. O foco da pesquisa incidiu sobre a revitalização da brinquedoteca de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, em que as crianças mobilizaram táticas para ocupar e praticar esse lugar lúdico de acordo com os seus interesses e necessidades. Nesse contexto, as crianças desafiaram os adultos a subverterem a lógica escolar da previsibilidade e a discutir outras formas de educação, valorizando as suas agências e produções culturais. Esse movimento impactou na formação dos professores envolvidos, que foram desafiados a ressignificarem as suas práticas docentes, de modo a considerar as crianças como coprodutoras de currículos.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Vanessa Guimarães , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), NAIF-UFES

Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), NAIF-UFES

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho-RJ e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM-UEL.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Guimarães , V., & Mello, A. da S. (2025). A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 633–648. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11PT