Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo

confluências e proposições em pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10PT

Palavras-chave:

Terreiros, Brincadeira, Natureza, Educação Infantil, Cultura camponesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a relevância dos terreiros situados em áreas campesinas, destacando-os como espaços fundamentais no cotidiano das populações desses contextos, presentes não apenas no entorno das casas, mas também ao redor das escolas e demais instituições do campo. Com base em duas pesquisas de mestrado realizadas no Cariri Paraibano, o estudo problematiza os terreiros como lugares de vida, onde se manifestam modos de existência do campesinato brasileiro, especialmente no que se refere às vivências infantis. As reflexões e discussões aqui apresentadas fundamentam-se em diversos estudos acadêmicos que exploram, entre outros temas, a importância cultural e social desses espaços. Enfatiza-se a noção de que os terreiros são espaços ocupados e desejados pelas crianças em sítios, assentamentos e comunidades, sendo compreendidos como referência do mundo rural. Por fim, verifica-se que isso contrasta com a predominância dos espaços construídos nos centros urbanos; pois, embora vinculados às residências e presentes no entorno de escolas de Educação Infantil situadas no campo, os terreiros nem sempre são valorizados como possibilidades pedagógicas e de vivência comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, desde 2002, e do programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade.

Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Colégio Motiva - Jardim Ambiental

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UFCG (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Suas temáticas de estudos principais vinculam-se à Educação Infantil do/no Campo, Crianças, Infâncias, Práticas Pedagógicas, Literatura Infantil, Formação de professores, dentre outros concernentes a área mencionada. É professora efetiva da Unidade Acadêmica de Educação Básica (UAEB/CAp/UFCG). É formadora estadual do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil, desde outubro/2024.Foi supervisora Pedagógica na Educação Infantil no Colégio Motiva de Campina Grande - PB (2022-2023). É membra ativa do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI). É membra ativa do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. XI. Integra a Frente Nordeste Criança (Círculo Violência e Direitos Humanos - Subcomitê 8 - Políticas Públicas) e participou da elaboração/relatoria/revisão do Caderno de direitos "Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es - gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os", de 2020. É parecerista AD HOC da Revista Olhar de Professor/UEPG (ISSN: 1984-0187).

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagogo (2017) e Mestre em Educação (2020) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor na Unidade Acadêmica de Educação Básica e Colégio de Aplicação da UFCG (UAEB/CAp), exercendo a docência junto a crianças pequenas na etapa da Educação Infantil, também atuando como coordenador do setor de Pesquisa e Extensão (Biênio 2023 - 2025) e supervisionando o Programa Institucional Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na referida Unidade. Seus temas de estudos e pesquisas relacionam-se à Educação Infantil em contextos plurais, destacando-se as temáticas sobre formação de/para/com docentes, Educação do/no Campo, Currículo, Gênero, Crianças e Infâncias. É vinculado aos grupos de estudos e pesquisas: GRÃO/UFCG/CNPq, GEDI/UFPB/CNPq e HOME/Interinstitucional. Também compõe o Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI), vinculado ao Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Leal, F. de L. A., Lacerda, W. M. F., & Souza, R. G. P. de. (2025). Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo: confluências e proposições em pesquisas. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 603–616. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10PT