Educação inclusiva e nona arte

possível mediação na relação escola-família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04PT

Palavras-chave:

Educação inclusiva, História em quadrinhos, Relação escola-família, Fenomenologia

Resumo

A educação inclusiva contemporânea, segundo dados de órgãos oficiais, mostra um aumento significativo nas matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na última década, impulsionado por marcos legais e políticas públicas de inclusão. Educadores e responsáveis desses alunos em processo de inclusão, muitas vezes enfrentam desafios de comunicação e compreensão mútua. A pesquisa, oriunda de dissertação, propõe o uso de histórias em quadrinhos (HQs) autobiográficas como sistema mediador na relação escola-família. Utilizando o método fenomenológico e as obras de Merleau-Ponty e Groensteen, realizou-se uma leitura fenômeno-estrutural; assim, uma das unidades significativas identificada pela pesquisa foi nomeada como o diagnóstico, momento retratado nas três obras selecionadas na pesquisa, que será apresentada neste artigo. Conclui-se que a escola, ao construir um sentido comum com a família por meio das HQs, pode se tornar parte integrante da experiência familiar, pela apreensão da experiência vivida dessa, promovendo melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Adonis da Silva Tomé, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Psicólogo, pós-graduado em psicopatologia fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo, pós-especialista pelo International MetaMasters in Phenomenology and Values-based Clinical Care, e Mestre em Educação pela UNICID. Atualmente é professor-assistente em psicologia, doutorando em educação pela UNICID, bolsista CAPES. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em nos seguintes temas: fenomenologia, saúde mental e educação.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas/CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho/UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação/PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação/FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012/CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais ? PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência no ensino pessoas com deficiência com especial atenção para a deficiência intelectual, síndrome de Down, Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com dificuldades motoras. Além disso, desenvolve pesquisa sobre inclusão escolar a partir do paradigma da complexidade. Professor e Pesquisador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, e Mestrado (Profissional) em Formação de Gestores Educacionais. Atua nas linha de pesquisa de Subjetividades, Formação e Aprendizagens. Desenvolve pesquisas na área de Gestão e Contextos que possam favorecer a inclusão, desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Básica. Pos-Doutorando na Universidade de Aysén no Chile no Departamento de Ciências e Humanidades.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Tomé, A. da S., Martins, I. C., & Gimenez, R. (2025). Educação inclusiva e nona arte: possível mediação na relação escola-família. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 842–859. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04PT