Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07PT

Palavras-chave:

Indicador de Vulnerabilidade Social, BNCC, Novo Ensino Médio, Ensino Médio Público em Belém-PA

Resumo

Neste estudo, pretendemos realizar uma discussão sobre as possíveis causas da fragilização da oferta do Ensino Médio Público paraense, com destaque para os resultados do Indicador de Vulnerabilidade Social (IVS) do município de Belém-PA, considerando as suas implicações educacionais. A pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, a qual foi materializada por meio do estudo documental. Observamos que, embora a educação seja uma das dimensões avaliadas no IVS, as políticas públicas educativas existentes não buscam superar a causa dos problemas que podem afetar essa etapa de ensino, a exemplo do que ocorre na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e no Novo Ensino Médio, em nível federal, bem como nos Programas “Bora Estudar” e “Escola que Transforma” da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Em outros termos, não basta ofertar uma educação de forma precária e criar políticas públicas que não dialogam com os objetivos que norteiam uma educação como um direito fundamental e de qualidade social. Com base nisso, ponderamos que, enquanto as políticas públicas forem alicerçadas nas orientações dos organismos multilaterais, os resultados do IVS e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) serão utilizados para embasar a construção de contrarreformas de ajustamento econômico, social e político, já que a manutenção do status quo é um projeto do capitalismo em constante movimento de autorrenovação.

Palavras-chave: Indicador de Vulnerabilidade Social. BNCC. Novo Ensino Médio. Ensino Médio Público em Belém-PA.

 

Downloads

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Keline do Socorro Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia e mestrado em EDUCAÇÃO BÁSICA pela Universidade Federal do Pará (2020). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE) e pesquisadora do Grupo Trabalho e Educação vinculado à Universidade Federal do Pará. Atualmente é especialista em educação - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO e professora de educação infantil - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Gestão, Currículo, Ensino Médio, Educação Infantil e Políticas Públicas.

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto III no curso de Pedagogia no Campus de Abaetetuba/UFPa . É docente no curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPa), e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPa). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPa). É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Participa de pesquisas relacionadas às sub-áreas Trabalho e Educação; Políticas Educacionais para a educação básica; Indicadores de Qualidade do Ensino Médio; Trabalho e Relações Étnico-Raciais; Formação Humana e Educação Politécnica. Tem ministrado as seguintes disciplinas relacionadas à política e Legislação educacional, trabalho e educação e pesquisa educacional. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Souza, K. do S. R. de, & Alves, J. P. da C. (2025). Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 942–960. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07PT