Processos (de)coloniais relacionados às infâncias
o brincar ao ar livre na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PTPalavras-chave:
Colonialidade adultocêntrica, Processos decoloniais, Infância, Brincar, Educação InfantilResumo
O artigo discute sobre (de)colonialidade-adultocêntrica sobre as crianças pequenas durante o brincar. Este é um recorte de uma pesquisa que buscou compreender a respeito de processos coloniais e decoloniais relacionados às infâncias, por meio da análise das relações de crianças com seus pares e com educadoras, estabelecidas nos espaços ao ar livre de um CMEI em uma comunidade do campo. Para alcançar esse objetivo, optamos por uma abordagem qualitativa, com inspiração etnográfica, aliada às concepções de metodologias de pesquisas com crianças, tendo como procedimento metodológico a observação participante. Os dados obtidos foram organizados em três categorias, das quais duas são discutidas neste trabalho: Colonialidade e o brincar ao ar livre e Aspectos que contribuem na construção de processos decoloniais. Dentre os resultados e conclusões apresentados estão: a existência de múltiplas dimensões que afetam, positiva ou negativamente, os processos decoloniais relacionados às infâncias e ao brincar na Educação Infantil; a presença de atos coloniais-adultocêntricos das educadoras; a ocorrência de (re)produção desses atos também pelas crianças; e a verificação de que elas se utilizam de estratégias decoloniais, enquanto brincam e produzem culturas.
Palavras-chave: Colonialidade-adultocêntrica. Processos decoloniais. Infância. Brincar. Educação Infantil.
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