Processos (de)coloniais relacionados às infâncias

o brincar ao ar livre na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PT

Palavras-chave:

Colonialidade adultocêntrica, Processos decoloniais, Infância, Brincar, Educação Infantil

Resumo

O artigo discute sobre (de)colonialidade-adultocêntrica sobre as crianças pequenas durante o brincar. Este é um recorte de uma pesquisa que buscou compreender a respeito de processos coloniais e decoloniais relacionados às infâncias, por meio da análise das relações de crianças com seus pares e com educadoras, estabelecidas nos espaços ao ar livre de um CMEI em uma comunidade do campo. Para alcançar esse objetivo, optamos por uma abordagem qualitativa, com inspiração etnográfica, aliada às concepções de metodologias de pesquisas com crianças, tendo como procedimento metodológico a observação participante. Os dados obtidos foram organizados em três categorias, das quais duas são discutidas neste trabalho: Colonialidade e o brincar ao ar livre e Aspectos que contribuem na construção de processos decoloniais. Dentre os resultados e conclusões apresentados estão: a existência de múltiplas dimensões que afetam, positiva ou negativamente, os processos decoloniais relacionados às infâncias e ao brincar na Educação Infantil; a presença de atos coloniais-adultocêntricos das educadoras;  a ocorrência de (re)produção desses atos também pelas crianças; e a verificação de que elas se utilizam de estratégias decoloniais, enquanto brincam e produzem culturas.

Palavras-chave: Colonialidade-adultocêntrica. Processos decoloniais. Infância. Brincar. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Lucineide Ribas Leite Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004), Mestrado em Educação pelo PPGE/FACED/UFBA (2014) e é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filososfia e História das Ciências (UFBA-UEFS) . É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológicos da Universidade Federal da Bahia desde 2004. Experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil, Brincar, Ludicidade, Saber ludo-sensível, Sociologia da infância, Literatura Infantil, Formação de professores e (de)colonialidade das infâncias.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Lima, L. R. L., & Almeida, R. O. de. (2025). Processos (de)coloniais relacionados às infâncias: o brincar ao ar livre na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 663–677. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PT