(De)colonial processes related to childhoods

playing outdoors in early childhood education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13

Palavras-chave:

Colonialidade adultocêntrica, Processos decoloniais, Infância, Brincar, Educação Infantil

Resumo

The article discusses the adult-centric (de)coloniality on young children during play. This is an excerpt from research that sought to understand colonial and decolonial processes related to childhood, through the analysis of the children’s relations with peers and with educators, established in the outdoor spaces of a CMEI in a rural community. To achieve this objective, we opted for a qualitative approach, with ethnographic inspiration, combined with the conceptions of research methodologies with children, using participant observation as a methodological procedure. The data obtained was organized into three categories, two of which are discussed in this work: Coloniality and outdoor play and Aspects that contribute to the construction of decolonial processes. Among the results and conclusions presented are: the existence of multiple dimensions that affect, positively or negatively, decolonial processes related to childhood and playing in Early Childhood Education; the presence of colonial-adult-centric acts by educators; the occurrence of (re)production of these acts also by children; and the verification that they use decolonial strategies, while playing and producing cultures.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Processos (de)coloniais relacionados às infâncias

Biografia do Autor

Lucineide Ribas Leite Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004), Mestrado em Educação pelo PPGE/FACED/UFBA (2014) e é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filososfia e História das Ciências (UFBA-UEFS) . É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológicos da Universidade Federal da Bahia desde 2004. Experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil, Brincar, Ludicidade, Saber ludo-sensível, Sociologia da infância, Literatura Infantil, Formação de professores e (de)colonialidade das infâncias.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Lima, L. R. L., & Almeida, R. O. de. (2025). (De)colonial processes related to childhoods: playing outdoors in early childhood education. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 678–693. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13