Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09

Palavras-chave:

Terreiros, Brincadeira, Natureza, Educação Infantil, Cultura Camponesa

Resumo

O artigo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM), ressalta a importância do trabalho de mulheres pesquisadoras brasileiras na área da Educação do Campo, objetivando analisar as contribuições das produções científicas da pesquisadora Heloisa Borges para a formação de professores(as) no campo amazônico. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com utilização de análise da produção científica da pesquisadora a partir das informações coletadas na integração de bases de dados contidas na plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam que ao longo dos seus mais de 15 anos de atuação profissional na Educação do Campo, a pesquisadora contribuiu com a formação de mais de 2.724 sujeitos do campo no interior do Estado. Conclui-se que essa mulher pesquisadora amazônida, vem auxiliando na formação de mestres e doutores na Amazônia, a partir do trabalho realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, que há mais de 35 anos vem resistindo e formando pesquisadores e pesquisadoras na Região Amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM/2023), Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em educação (PPGE/UFAM/2022), Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do (a) Educador (a) Frente aos Desafios Amazônicos, recendo bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), nos anos de 2021/2022. Recebeu indicação direta ao Doutorado durante o processo de qualificação de mestrado que foi realizado com 18 meses de vínculo com programa, portanto, defendeu a Dissertação no prazo de 21 meses após o ato da matrícula junto ao PPGE/UFAM. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019), Campus Universitário de Abaetetuba. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (CNPq/2022) - Coordenado pela prof. Dr. Heloisa da Silva Borges. Integrante do Grupo de Estudos em Pedagogia Histórico-Crítica, Coordenado pela Prof. Dr. Darianny Araújo dos Reis, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nos anos de 2011/2012, 2013/2014 e 2019/2021. Foi professora de Educação Infantil em escolas do campo de Parintins. Atuou como professora formadora do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Educação do Campo praticas pedagógicas no Município de Presidente Figueiredo (UFAM/FNDE/MEC/SECADI). Membro do Grupo de Pesquisas e Estudo do CNPq "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as na Amazônia".

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Costa, F. F. da, Souza, Érica de S. e, & Borges, H. da S. (2025). Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 1011–1024. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09