Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09Palavras-chave:
Terreiros, Brincadeira, Natureza, Educação Infantil, Cultura CamponesaResumo
O artigo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM), ressalta a importância do trabalho de mulheres pesquisadoras brasileiras na área da Educação do Campo, objetivando analisar as contribuições das produções científicas da pesquisadora Heloisa Borges para a formação de professores(as) no campo amazônico. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com utilização de análise da produção científica da pesquisadora a partir das informações coletadas na integração de bases de dados contidas na plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam que ao longo dos seus mais de 15 anos de atuação profissional na Educação do Campo, a pesquisadora contribuiu com a formação de mais de 2.724 sujeitos do campo no interior do Estado. Conclui-se que essa mulher pesquisadora amazônida, vem auxiliando na formação de mestres e doutores na Amazônia, a partir do trabalho realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, que há mais de 35 anos vem resistindo e formando pesquisadores e pesquisadoras na Região Amazônica.
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