Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09

Keywords:

Terreiros, Brincadeira, Natureza, Educação Infantil, Cultura Camponesa

Abstract

The article, developed within the framework of the Research Group on Field Education, Curriculum and Teacher Training in the Amazon (GPECAM), highlights the importance of the work of Brazilian women researchers in the field of Field Education, with the aim of analyzing the contributions of the scientific productions of researcher Heloisa Borges to teacher training in the Amazonian countryside. It is descriptive in nature, using an analysis of the researcher's scientific production of the researcher based on information collected from the integration of databases contained in the Lattes/CNPq platform. The results show that her more than 15 years of professional work in rural education, the researcher has researcher has contributed to the training of more than 2,724 rural people in the interior of the state. the interior of the state. We conclude that this Amazonian woman researcher has been helping to train masters and doctors in the Amazon, based on her work with the the Postgraduate Program in Education, which for more than 35 years has been resisting and training years has been resisting and training researchers in the Amazon region.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM/2023), Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em educação (PPGE/UFAM/2022), Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do (a) Educador (a) Frente aos Desafios Amazônicos, recendo bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), nos anos de 2021/2022. Recebeu indicação direta ao Doutorado durante o processo de qualificação de mestrado que foi realizado com 18 meses de vínculo com programa, portanto, defendeu a Dissertação no prazo de 21 meses após o ato da matrícula junto ao PPGE/UFAM. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019), Campus Universitário de Abaetetuba. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (CNPq/2022) - Coordenado pela prof. Dr. Heloisa da Silva Borges. Integrante do Grupo de Estudos em Pedagogia Histórico-Crítica, Coordenado pela Prof. Dr. Darianny Araújo dos Reis, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nos anos de 2011/2012, 2013/2014 e 2019/2021. Foi professora de Educação Infantil em escolas do campo de Parintins. Atuou como professora formadora do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Educação do Campo praticas pedagógicas no Município de Presidente Figueiredo (UFAM/FNDE/MEC/SECADI). Membro do Grupo de Pesquisas e Estudo do CNPq "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as na Amazônia".

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Published

2025-06-27

How to Cite

Costa, F. F. da, Souza, Érica de S. e, & Borges, H. da S. (2025). Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 1011–1024. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09