"Bateu o sinal. Tá na hora de brincar!"
As percepções produzidas pelas crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS08Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Transição entre ciclos educativos, BrincadeiraResumo
O presente artigo objetiva analisar as percepções das crianças, em relação à brincadeira, durante o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, buscando compreender como a ludicidade pode garantir a continuidade e uma transição bem sucedida entre as etapas. Os dados foram produzidos em uma pesquisa realizada com as crianças, utilizando a abordagem qualitativa (Agrosino, 2009) e etnográfica (Geertz, 1989), juntamente com os seus instrumentos metodológicos. A partir das aproximações no campo empírico, das produções e das narrativas das crianças, foi possível perceber as percepções delas em relação à brincadeira, atravessados pelas questões do tempo e do espaço, visto que, no novo contexto pedagógico, o tempo de brincar ficou menor enquanto que o período para a realização de atividades escolares aumentou, reverberando em mais práticas voltadas para a alfabetização e o uso do livro didático. As análises também explicitaram, como a partir da ludicidade, as crianças potencializaram os espaços através da brincadeira. Foi perceptível que, mesmo frequentando uma outra etapa da educação básica, em que novas habilidades são exigidas, as crianças continuavam sendo crianças, necessitando de tempo e espaço para brincar.
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