Enfrentamentos das crianças aos scripts de gênero no cotidiano da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS12

Palavras-chave:

Scripts de gênero, Infâncias, Educação Infantil, Pesquisa com crianças

Resumo

Este artigo analisa como as crianças da Educação Infantil encontram estratégias para lidar com os scripts de gênero no cotidiano da escola, com foco nas interações entre materialidades, espaços e relações. Tendo como aporte teórico os Estudos de Gênero e a Sociologia da Infância, em uma perspectiva pós-estruturalista, o objetivo principal foi analisar as estratégias que as crianças encontram para burlar e ressignificar tais scripts, que muitas vezes passam desapercebidas no contexto da escola. Tal movimento foi empreendido com o objetivo de acolher as lutas e as resistências das crianças, por vezes simbólicas, para, a partir delas, ampliar o debate sobre as questões de gênero na escola de Educação Infantil através da perspectiva da infância. Metodologicamente, a pesquisa, de cunho etnográfico, foi desenvolvida com um grupo de 17 crianças de 4 anos de idade de uma escola pública da Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir do processo de  pesquisa, sublinha-se a necessidade de investir em espaços inclusivos e participativos nas escolas onde as crianças possam expressar suas próprias narrativas e desafiar categorias tradicionais de gênero. Conclui-se que um currículo inclusivo, formação docente adequada e políticas públicas que promovam ambientes mais livres são fundamentais para garantir os direitos das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tairâne de Moraes, Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de São Leopoldo (RS/Brasil).

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Professora titular aposentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

de Moraes, J. T., & Felipe, J. (2025). Enfrentamentos das crianças aos scripts de gênero no cotidiano da Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 649–662. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS12