Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10PT

Palavras-chave:

Ensino, Sociologia da Educação, Letras, Parfor, Indígena

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do componente curricular sociologia da educação, com acadêmicos indígenas, multilíngues, no curso de Licenciatura em Letras, executado por uma universidade pública, pelo Programa de Formação de Professores (Parfor), em 2024, no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. Participaram do estudo 81 estudantes, professores em formação de várias etnias. A metodologia desta investigação é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida à luz da pesquisa-ação (Thiollent, 2003), com estratégias etnográficas (Chizzotti, 2003). Como resultado, destacam-se coeficientes de performance com média superior à nota mínima para aprovação. Os acadêmicos compreenderam os conteúdos do componente curricular, a partir das vivências diárias, de suas comunidades, em contexto da universidade, aliados aos saberes ancestrais e a organização política e social das comunidades, em que estão inseridos.

       

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Joelma Monteiro de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutorado e Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria com ênfase em semiótica do turismo étnico, Professora Pós-Doutora do curso de Letras, Língua Portuguesa (PARFOR-UEA).

Emerson Sandro Silva Saraiva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Atua na Escola Normal Superior desde 2013. Foi o coordenador do curso de pedagogia na UEA. Professor de Formação da Secretaria Municipal de Educação — SEMED de Manaus. Foi responsável pela gestão educacional da SEDUC de 2000 a 2005 e pelo gerenciamento da SEMED/Manaus (2005–2010). Coordenador da SEDUC/Amazonas (no período de 2011 a 2013) e Professor Substituto do Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2011–2012). Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR da UEA (2021) e no Núcleo Pedagógico do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta — CEPAN (2019–2021). Professor da Educação Básica — Ensino Fundamental (SEMED-Manaus) Coordenador do LAPPE — Liga Acadêmica de Políticas Públicas e Educação da Escola Normal Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação da UEA/ ENS-GEPPPE.

   

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Carvalho, J. M. de, & Saraiva, E. S. S. (2025). Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 1025–1036. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10PT