Artesanias, afetos e sabedorias

avaliação de um programa de formação continuada de professores de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03PT

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Educação Básica, Metodologias participativas e colaborativas

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar uma experiência de formação continuada com professores de educação básica desenvolvido em uma Rede Municipal de Ensino (RME), durante os anos de 2017 a 2020. Qualificar a educação, em especial a Educação Básica, passa necessariamente pelas relações estabelecidas com a Universidade, haja visto o importante papel que esta exerce na formação, tanto inicial quanto continuada, dos docentes. O estudo ampara-se em registros produzidos durante a experiência formativa e produz a análise inspirado em seis posturas pesquisantes: a) Acessar, b) Sensibilizar(-se), c) Contemplar/Escutar, d) Conversar/Dialogar, e) Reflexionar/Refletir, f) Registrar/Documentar/Sistematizar. Como resultando localizam-se as seguintes questões: o exercício da escuta atenta e comprometida dos educadores instituiu-se como uma metodologia que ganhou outros espaços, se tornando parte da cultura da rede, viabilizando um processo auto formativo constante; o protagonismo intelectual como reivindicação epistêmica do saber produzido no exercício da docência cotidiana; o sentimento de pertencimento a um projeto de trabalho que se construiu no coletivo, viabilizado por criar espaços formativos onde se aprende a aprender e se aprende a ensinar; o valor do ato de pesquisar e o aprender a fazer uso do que a ciência lega como herança,  no campo da literatura sobre formação de professores, serviu como orientação para avançar no trabalho formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Juliana Aquino Machado, Prefeitura Municipal de Canoas

Professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS, Doutora em Educação, Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI/CNPQ).

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação, Pesquisador CNPQ/FAPERGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI/CNPQ).

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Machado, J. A., & Silva, G. F. da. (2025). Artesanias, afetos e sabedorias: avaliação de um programa de formação continuada de professores de educação básica. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 808–823. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03PT